OpenSUSE planeja encerrar o suporte ao ReiserFS

Como o SUSE/openSUSE não tenha o ReiserFS por padrão por muitos anos, agora, o OpenSUSE planeja encerrar o suporte ao ReiserFS.

O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.

O projeto openSUSE possui três objetivos principais:

  • Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de obter e a distribuição Linux mais amplamente usada;
  • Alavancar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
  • Simplificar drasticamente e abra os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma preferida pelos desenvolvedores e fornecedores de software Linux.

O SUSE foi um dos grandes apoiadores do ReiserFS há duas décadas, quando usava o sistema de arquivos ReiserFS por padrão, mas essa prática terminou em 2006.

Embora o SUSE/openSUSE não tenha o ReiserFS por padrão por muitos anos, ele permaneceu uma opção de tempo de instalação e manteve o suporte para montar sistemas de arquivos ReiserFS, mas essa prática provavelmente terminará em breve.

Com o Linux 5.18 tendo preterido o ReiserFS e planos para remover esse código do kernel inteiramente em 2025, o SUSE está finalmente discutindo planos para remover o suporte para esse sistema de arquivos desatualizado.

OpenSUSE planeja encerrar o suporte ao ReiserFS

OpenSUSE planeja encerrar o suporte ao ReiserFS
OpenSUSE planeja encerrar o suporte ao ReiserFS
Já faz muito tempo desde que o ReiserFS foi relevante no SUSE/openSUSE ou em outras distribuições Linux.

Jeff Mahoney, como Diretor de Dados e Desempenho do SUSE Labs, apresentou planos na sexta-feira para a eliminação gradual do ReiserFS. Sua proposta é remover o pacote ReiserFS do openSUSE Tumbleweed imediatamente e também desabilitar o suporte ao kernel ReiserFS imediatamente.

Essa ação imediata é para o lançamento contínuo do openSUSE Tumbleweed, enquanto no lado do openSUSE Leap / SUSE Linux Enterprise, obviamente, não é provável que haja alterações até os próximos grandes lançamentos.

Os planos para lançar o ReiserFS no openSUSE Tumbleweed podem ser encontrados no opensuse-factory.

As instalações modernas do openSUSE usam como padrão os sistemas de arquivos Btrfs e XFS que possuem um conjunto de recursos muito mais avançado e moderno em comparação com o ReiserFS.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.