Chrome OS 104 lançado com suporte para Smart Lock, e mais

O Google lançou o chrome OS 104 com suporte para Smart Lock, e mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O chromeOS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do chromeOS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O chromeOS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 104, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chrome OS 104.

Novidades do chrome OS 104

Chrome OS 104 lançado com suporte para Smart Lock, e mais
Chrome OS 104 lançado com suporte para Smart Lock, e mais

Nesta nova versão do sistema que se apresenta, destaca-se que a interface do Smart Lock foi atualizada para permitir ao utilizador utilizar o seu smartphone Android para desbloquear o Chromebook.

Para ativar esse novo recurso, você deve vincular seu smartphone ao Chrome OS nas configurações de “Configurações do Chrome OS > Dispositivos conectados”.

Outra mudança que se destaca no Chrome OS 104, a possibilidade de chamar o calendário com a representação de dias por meses foi adicionada ao painel de configuração rápida e à barra de status. No calendário, você pode ver imediatamente os eventos marcados no Google Agenda.

Além disso, nesta nova versão do Chrome OS 104, destaca-se que o design da interface de exibição de notificações foi redesenhado, além do agrupamento das notificações por remetentes.

Também podemos descobrir que o suporte para anotar documentos PDF foi adicionado ao visualizador de mídia da Galeria. O usuário agora pode não apenas visualizar PDFs, mas também destacar texto, preencher formulários interativos e anexar anotações arbitrárias.

Por outro lado, também podemos descobrir que no Chrome OS 104 foi adicionado um botão para fechar todas as janelas e abas associadas à área de trabalho virtual selecionada de uma só vez.

O botão “Fechar área de trabalho e janelas” está disponível no menu de contexto exibido ao passar o mouse sobre a área de trabalho virtual no painel.

O sistema de acesso remoto da Área de trabalho remota do Chrome agora tem a capacidade de trabalhar com vários monitores. Ao conectar vários monitores a um dispositivo, o usuário agora pode escolher em qual monitor exibir a sessão remota.

Implementou a capacidade de executar uma reinicialização automática agendada durante uma sessão de usuário ativa. Se a sessão estiver ativa, um aviso especial será exibido ao usuário uma hora antes da reinicialização agendada pelo administrador.

Além disso, foi anunciada a implementação no aplicativo Google Fotos da capacidade de editar vídeos e criar vídeos a partir de um conjunto de clipes ou fotos, que será oferecido ao usuário na atualização de outono.

Dito isso, esses são os destaques do chromeOS 104:

  • Ao pesquisar a interface do inicializador (Launcher), é fornecido para exibir recomendações para instalar aplicativos do catálogo da Play Store que correspondam à consulta de pesquisa.
  • Também são apresentados novos aplicativos pré-instalados para criar screencasts e manter notas manuscritas.
  • A interface de administração oferece a capacidade de exportar relatórios CSV sobre o uso de aplicativos e plugins, bem como uma nova página com informações detalhadas sobre o aplicativo selecionado.
  • Propõe-se testar a funcionalidade para criar quiosques de Internet e stands de demonstração digital. As ferramentas para organizar o trabalho dos quiosques são fornecidas mediante pagamento (US$ 25 por ano).
  • O protetor de tela foi modernizado, no qual agora você pode configurar a exibição de imagens e fotos do álbum selecionado. Portanto, no modo inativo, o dispositivo pode ser usado como porta-retratos digital.
  • Suporte implementado para variantes claras e escuras de temas, bem como modo de seleção automática de estilo escuro ou claro.

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.