Opera 66 lançado com base no Chromium 79.0.3945.79

E foi lançado o Opera 66, que agora é baseado no Chromium 79.0.3945.79. Confira todas as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Na última terça-feira (07/01, a Mozilla lançou o Firefox 72. O navegador Fox é um dos mais usados ​​na comunidade Linux e suas notícias são mais relevantes, mas também existem outros navegadores que interessam a muitos usuários. É o caso do protagonista deste post, o Opera.

Opera 66 lançado com base no Chromium 79.0.3945.79
Opera 66 lançado com base no Chromium 79.0.3945.79

Opera é um navegador web popular, disponível para Linux, Mac OS X e Windows. No passado, ele adotou um fork do WebKit engine do Google, e por conta disso, suas novas versões estão sendo baseadas no Chromium.

O Navegador Opera também oferece o modo de economia de energia, que oferece duração da bateria até 50% maior e evita o superaquecimento.

Além disso, a versão para Linux vem com todos os mesmos recursos do Opera para Windows e Mac, incluindo Speed Dial, o recurso Discover, Opera Turbo, bookmarks (favoritos) e compartilhamento de favoritos, temas, extensões e muito mais.

Agora, foi lançado o Opera 66, uma grande atualização cheia de mudanças.

Novidades do Opera 66

Como a maioria dos navegadores da Web atuais, o Opera é baseado no Chromium e a nova versão chegou com melhorias na interface do usuário para facilitar o acesso à barra lateral.

Além disso, o novo design também nos permite reabrir os cílios fechados por acidente, de uma maneira mais rápida e intuitiva.

Dentre as mudanças presentes nesta versão, destacam-se os seguintes itens:

  • Baseado no Chromium 79.0.3945.79.
  • Novo design que facilita o acesso às extensões da barra lateral.
  • Também relacionado ao design, um novo sistema que nos permite abrir rapidamente as abas fechadas por acidente. Agora, clicando no relógio que nos leva ao histórico, o navegador nos perguntará se gostaríamos de reabrir nossas abas fechadas recentemente. Se clicarmos em “Sim”, eles serão abertos novamente.
  • Várias correções e melhorias que aceleram o uso e a navegação. Também tornou o navegador mais estável e confiável.

Para saber mais sobre essa versão do Opera, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Opera 66

Na maioria das distribuições, após a instalação do pacote pela primeira vez, o repositório oficial também é adicionado, e portanto, a atualização chegará como qualquer outra do aplicativo Atualização de Software ou do Centro de Software da nossa distribuição Linux, se você já tiver instalado o navegador.

Dado que o lançamento foi na última terça-feira, os novos pacotes já devem estar disponíveis; caso contrário, ainda temos que ter um pouco mais de paciência.

Se preferir, para instalar a versão mais recente do Opera nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Opera no Linux

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.