Pano Clipboard Manager 22 lançado com suporte ao GNOME 45

E foi lançado o Pano Clipboard Manager 22 com suporte ao GNOME 45. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Pano é um gerenciador de área de transferência visualmente rico para o GNOME Shell – e acaba de receber uma atualização considerável.

Estamos falando de interface do usuário aprimorada, novos recursos solicitados pelo usuário e várias opções de configuração adicionais.

Para recapitular para aqueles que não estão familiarizados com ele, o Pano é um gerenciador de área de transferência para o GNOME Shell que usa visualizações avançadas para tipos de conteúdo copiado (por exemplo, imagem, links, imagens, códigos hexadecimais, texto etc.).

O conteúdo é armazenado em uma barra pop-up horizontal localizada na parte inferior da tela que você abre usando um atalho de teclado ou um ícone na bandeja.

O Pano permite que você veja o conteúdo antes de colá-lo (além de outros detalhes, como resolução da imagem ou localização do arquivo, etc.).

Para copiar algo, basta clicar nele ou navegar até ele usando as teclas de seta do teclado e, em seguida, tocar na tecla Enter. É simples de usar e fácil de amar, especialmente se você estiver constantemente copiando/colando conteúdo de mídia em vez de texto.

Agora, foi lançado o Pano Clipboard Manager 22.

Novidades do Pano Clipboard Manager 22

Pano Clipboard Manager 22 lançado com suporte ao GNOME 45
Pano Clipboard Manager 22 lançado com suporte ao GNOME 45

Bem, tenho o prazer de informar que este auxílio de produtividade chamativo (que pode ser navegado inteiramente a partir do teclado, se você quiser) agora suporta GNOME 45 e Ubuntu 23.10.

Melhor ainda, o complemento agora permite que você escolha onde ele aparece na tela (superior, esquerdo, direito ou inferior), permite escolher as fontes usadas em sua interface do usuário e movimenta o ícone do painel quando um novo conteúdo é copiado para a área de transferência.

Em resumo, as principais mudanças presentes no Pano Clipboard Manager 22 são:

  • Suporte ao GNOME 45
  • Mexa a animação para o indicador
  • Personalização de fonte
  • Configurações de posição da janela
  • Seleção de pacote de ícones

Esses novos recursos se somam aos que a extensão já possui, que vão desde adicionar aplicativos a uma lista de exclusão, alterar o tamanho das visualizações de conteúdo, ajustar o atalho de teclado usado para abri-lo, ocultar o ícone do painel e muito mais.

Para saber mais sobre essa versão do Pano Clipboard Manager, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Pano Clipboard Manager

Você pode instalar o Pano no site do GNOME Extensions ou procurando por “pano” no aplicativo Extensions Manager.

Ele está disponível nos repositórios do Ubuntu ou você pode encontrá-lo no Flathub.

Para usar o Pano no Ubuntu você também precisa instalar os pacotes libgda e gsound. Sem estes a extensão não funcionará. Execute sudo apt install gir1.2-gda-5.0 gir1.2-gsound-1.0 em um aplicativo de terminal para instalar essas dependências.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.