PineBuds, os fones de ouvido da Pine 64

Conheça o PineBuds, os fones de ouvido da Pine 64, sem fio e com firmware flashable do usuário. Confira os detalhes desse dispositivo.

A Pine64 fez seu nome com uma série de dispositivos de hardware abertos, incluindo laptops, smartphones, tablets e computadores de placa única compatíveis com Linux, bem como outros dispositivos com firmware flashável pelo usuário, incluindo um smartwatch barato e até um ferro de solda.

Agora, a empresa está mirando em dispositivos de áudio Bluetooth. A empresa planeja lançar um conjunto de fones de ouvido sem fio verdadeiros PineBuds com todo o hardware necessário para recursos como cancelamento de ruído ativo.

PineBuds, os fones de ouvido da Pine 64

PineBuds, os fones de ouvido da Pine 64
PineBuds, os fones de ouvido da Pine 64

Os PineBuds são fones de ouvido sem fio com firmware flashable do usuário do fabricante de hardware aberto Pine64.

Mas, ao contrário da maioria dos fones de ouvido, que dependem de firmware proprietário, o PineBuds permitirá que os usuários atualizem seu próprio firmware. Eles também podem ser apenas a ponta do iceberg quando se trata do roteiro de áudio do Pine64.

A empresa deu a entender que estava trabalhando em um conjunto de fones de ouvido sem fio em uma postagem do dia da mentira no blog Pine64.

Mas dado muito do outro conteúdo desse post, você seria perdoado por pensar que a coisa toda era uma piada.

Acontece que os PineBuds são reais, e eles serão um conjunto de fones de ouvido sem fio Bluetooth 5.0 verdadeiros com entradas baseadas em toque que podem ser usadas para controles, 3 microfones em cada botão que podem ser usados ​​para chamadas de voz e assistentes de voz e para cancelamento de ruído e um estojo de carregamento que não apenas inclui uma bateria para recarregar os fones de ouvido, mas também expõe conexões UART que permitem que você flash firmware para os fones de ouvido quando conectados a um PC com um cabo USB.

A Pine64 diz que isso permitirá que os desenvolvedores criem firmware personalizado que pode fazer coisas como alterar os controles de toque, alterar perfis de assinatura de som, ajustar a ressonância para os canais auditivos de um usuário específico ou usar os fones de ouvido como aparelhos auditivos.

Não está claro quando os PineBuds estarão à venda ou quanto custarão.

Mas o primeiro passo é envolver os desenvolvedores – a Pine64 projeta e produz hardware aberto, mas a empresa normalmente trabalha com a comunidade de desenvolvedores independentes para criar software para esses produtos.

A empresa está posicionando o PineBuds e outros novos projetos de áudio como um projeto “pequeno” que será quase totalmente voltado para a comunidade, o que significa que é mais parecido com o smartwatch PineTime e o ferro de solda Pinecil do que as categorias maiores de produtos da empresa, como smartphones, laptops, e computadores de placa única.

Antes que os PineBuds estejam prontos para serem enviados, a Pine64 lançará uma placa de desenvolvimento PineSound que usa o mesmo chip de áudio Bestechnic BES2300 Bluetooth 5.0 que os fones de ouvido.

A placa é obviamente maior que os fones de ouvido e expõe portas e pinos adicionais que ajudarão os desenvolvedores a testar a plataforma.

PineBuds, os fones de ouvido da Pine 64
PineBuds, os fones de ouvido da Pine 64

A placa PineSound possui um conector de áudio de 3,5 mm, conectores balanceados de 4,4 mm e 2,5 mm, entradas e saídas coaxiais e ópticas, um conector SMA, uma porta USB-C e portas para conectar um display LCD e entrada de toque.

Como a Pine64 considera a placa PineSound e os fones de ouvido PineBuds como um projeto voltado para a comunidade, as decisões sobre se e quando eles estão prontos para migrar de produtos somente para desenvolvedores para itens prontos para produção e venda serão definidas com a participação de membros do a comunidade de desenvolvimento.

E se e quando isso acontecer, provavelmente dependerá se uma comunidade de desenvolvedores evolui e cresce em torno da plataforma em primeiro lugar.

Afinal, nem todos os produtos pequenos e voltados para a comunidade do Pine64 foram um grande sucesso. A câmera de código aberto PineCube da empresa nunca decolou em grande estilo, embora um kit de desenvolvimento ainda esteja disponível por US$ 30.

Não é difícil imaginar que os fones de ouvido personalizáveis ​​de código aberto poderiam ser um sucesso maior, especialmente porque provavelmente ajudariam a desenvolver o crescente ecossistema de produtos de hardware aberto do Pine64.

Talvez um dia você possa emparelhá-los com um smartphone Linux como o PinePhone, um smartwatch como o PineWatch ou outros dispositivos como o tablet PineNote E Ink.

E se isso acontecer, também é fácil imaginar o Pine64 expandindo sua linha de produtos de áudio sem fio para incluir fones de ouvido, alto-falantes sem fio ou outro hardware.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.