Pixel 8 e Pixel 8 Pro suporta saída de vídeo USB-C com root

Graças ao trabalho insistente de algumas pessoas, agora o Pixel 8 e Pixel 8 Pro suporta saída de vídeo USB-C com root.

O último smartphone da marca Google com suporte para saída de vídeo por cabo USB foi o Nexus 5, lançado em 2013. Mas, uma década depois, o Google lançou um novo conjunto de telefones que possuem hardware para suportar saída de vídeo.

Infelizmente, isso não significa que você pode simplesmente conectar um monitor à porta USB-C do seu novíssimo smartphone Google Pixel 8 ou Pixel 8 Pro, porque essa funcionalidade ainda está desativada por padrão.

Como ele é desativado por software e não por hardware, existe uma solução alternativa para pessoas dispostas a fazer root em seus telefones.

Pixel 8 e Pixel 8 Pro suporta saída de vídeo USB-C com root

Pixel 8 e Pixel 8 Pro suporta saída de vídeo USB-C com root
Pixel 8 e Pixel 8 Pro suporta saída de vídeo USB-C com root

Há poucos meses, Kamila Wojciechowska encontrou pistas sugerindo que o hardware da série Pixel 8 seria capaz de suportar saída de vídeo e, algumas semanas atrás, Mishaal Rahman sugeriu um método para ativar o DisplayPort Alt Mode (saída de vídeo via USB-C) em dispositivos da série Pixel 8.

Agora foi confirmado que esse método funciona, pelo menos em algumas situações.

O membro do fórum Xda-developers, Freak07, até lançou um módulo Magisk que deve facilitar a ativação da saída de vídeo em um telefone Pixel 8 com root, depois de postar um pequeno vídeo mostrando o recurso em ação.

Rahman observa que há uma chance de que alguns cabos USB-C e/ou docks USB-C com saída de vídeo funcionem melhor do que outros, já que algumas pessoas tiveram problemas para fazer as coisas funcionarem com o hardware que têm em mãos.

Como o Google desativa a saída de vídeo pela porta USB-C por meio de software e não de hardware, é possível que a empresa esteja planejando adicionar suporte oficial por meio de uma atualização de software futura.

Mas, por enquanto, você precisa de acesso root, já que a única maneira conhecida de habilitar o recurso é modificar um arquivo de configuração do sistema que normalmente está protegido.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.