Wayfire 0.8 lançado com suporte a múltiplos espaços de trabalho

E foi lançado o Wayfire 0.8 com suporte a múltiplos espaços de trabalho, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

Wayfire é um compositor Wayland que se desenvolve como um projeto totalmente independente. Este é inspirado no Compiz e tem como principal objetivo poder oferecer recursos com efeitos 3D e para isso utiliza wlroots.

Wayfire usa Wayland e permite criar interfaces de usuário amigáveis ​​​​com efeitos 3D no estilo de plug-ins 3D para Compiz, como troca de tela por meio de um cubo 3D, layout espacial de janelas, transformação ao trabalhar com janelas, etc.

Novidades do Wayfire 0.8

Wayfire 0.8 lançado com suporte a múltiplos espaços de trabalho
Wayfire 0.8 lançado com suporte a múltiplos espaços de trabalho

O Wayfire 0.8 traz um grande número de mudanças e correções de bugs na API de plugins desde a série Wayfire 0.7.x, então agora a API para criação de plugins foi ampliada e redesenhada, além de quebrar a compatibilidade com muitos plugins antigos.

A nova API proposta nesta nova versão resolve grande parte dos problemas que antes interferiam no trabalho.

Outra novidade apresentada é a melhoria no gerenciador de comandos IPC, já que as versões anteriores do Wayfire tinham a capacidade de controlá-lo por meio de comandos IPC.

Mas agora o Wayfire fornece um soquete que os clientes podem usar para essa finalidade. A funcionalidade é implementada através do plugin ipc e plugins adicionais de processamento de comandos.

Além disso, no Wayfire 0.8 foi proposto o plugin “wsets” que permite ao usuário trabalhar com “Workspace sets” (basicamente desktops virtuais).

Com esta nova funcionalidade, o usuário tem a possibilidade de mudar para outro desktop a qualquer momento e obter um conjunto diferente.

Cada tela pode exibir sua própria coleção de desktop (por exemplo, em um monitor externo você pode usar a coleção de entretenimento e na tela integrada do laptop você pode usar a coleção de trabalho).

Das outras mudanças que se destacam no Wayfire 0.8, temos:

  • A movimentação de coleções entre telas é suportada.
  • Adicionada a capacidade de navegar entre desktops virtuais usando o teclado.
  • Novos widgets foram propostos para o painel com implementação da bandeja do sistema, notificações e caixa de diálogo de desligamento.
  • Um widget de saída de comando também foi adicionado, que permite exibir o resultado da execução de comandos arbitrários no painel.
  • El complemento de mosaico simple implementa efectos animados.
  • Se agregaron enlaces al complemento Vswitch para mover un elemento a un escritorio virtual específico.
  • Adicionado suporte para o protocolo de ativação Wayland xdg.
  • O painel wf-shell, a biblioteca wf-config e o configurador wcm desenvolvidos pelo projeto foram atualizados.
  • Foi proposta uma nova estrutura de cenário para trabalhar com listas de telas, camadas e visualizações.
  • A interface do software View, responsável por apresentar as janelas dos aplicativos, foi redesenhada.
  • Foi adicionado um sistema de transação que permite atualizar automaticamente várias superfícies de nível superior e suas propriedades associadas ao mesmo tempo, bem como sincronizar o estado de decoração da janela com a janela pai.

Para saber mais sobre essa versão do Wayfire, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wayfire

Para quem tiver interesse em instalar este compositor, poderá fazê-lo seguindo as instruções presentes na página do projeto no GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.