Plataforma Open Automation Software agora roda em Raspberry Pi

A OAS anunciou que sua plataforma Open Automation Software agora roda em Raspberry Pi. Confira os detalhes dessa ótima novidade.

A plataforma Open Automation Software (OAS) já oferece suporte ao Linux Server, vários tipos de Windows e máquinas virtuais de contêineres Docker executando Linux ou Windows.

O software abrange aplicativos OPC, HMI, SCADA e IoT, geralmente atuando como uma conexão entre tecnologias divergentes.

Agora, a Open Automation Software anunciou que sua plataforma OAS oferece suporte ao Raspberry Pi 4, permitindo dispositivos de registro de dados remotos baseados em Pi de baixo custo em redes de automação OAS multiplataforma.

Plataforma Open Automation Software agora roda em Raspberry Pi

Plataforma Open Automation Software agora roda em Raspberry Pi
Plataforma Open Automation Software agora roda em Raspberry Pi

Open Automation Software (OAS) anunciou que sua plataforma Full OAS suporta o Raspberry Pi 4 com 4 GB ou 8 GB de RAM.

A adição do Pi permite que os clientes com o software da plataforma OAS implantem dispositivos baseados em Pi para “registro de dados no local em locais remotos com potência ou conectividade limitada”.

A OAS prevê que os clientes implantem milhares de dispositivos Raspberry Pi em campo e agreguem os dados em um motor central da OAS ou compartilhem dados diretamente uns com os outros. O Raspberry Pi 4 pode ser usado em áreas com energia limitada ou acesso à Internet.

Nesses cenários, você poderia usar painéis solares para alimentar o Pi e conectá-lo a um HDD externo e “usar o Historiador de dados da OAS para coletar dados sem acesso à Internet por anos”, diz a OAS. Outras aplicações para dispositivos Raspberry Pi equipados com OAS incluem a substituição de unidades terminais remotas herdadas pelo OAS de arquitetura aberta. O emparelhamento também permitiria aos clientes realizar monitoramento remoto de ativos e pessoal com processamento de dados a bordo, diz a empresa.

A plataforma OAS oferece recursos que incluem:

  • Registro de dados de alta velocidade para abrir formatos em arquivos MS SQL Server, Oracle, mySQL, SQL Azure, PostgreSQL, Cassandra, MongoDB, MariaDB, SQLite, InfluxDB e CSV
  • Conectividade com dispositivos e servidores Allen-Bradley, Siemens S7, Modbus, OPC UA
  • Conectividade com serviços de nuvem IoT, como AWS IoT e Azure IoT
  • Construído em MQTT Broker de alta velocidade.
  • Registro de alarmes e notificações por SMS, e-mail e voz
  • Hospedagem de dados históricos e ao vivo para HMIs de visualização ou aplicativos para ambientes .NET ou Web
  • Personalização completa por meio de SDKs em .NET, Web e qualquer linguagem usando a API REST integrada
  • Rede Live Data Cloud e servidores de dados com hospedagem própria.

O anúncio do suporte da plataforma da OAS para o Pi, que vimos no Digital Journal, ocorre uma semana depois que a Raspberry Pi Trading anunciou um melhor suporte para clientes industriais.

Os novos serviços incluem um serviço Raspberry Pi Approved Design Partners, um Raspberry Pi Integrator Program e uma seção de suporte industrial em seu site.

A plataforma OAS para o Raspberry Pi parece já estar disponível.

Mais informações podem ser encontradas no anúncio da Open Automation Software.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.