Podman 4 lançado com melhorias no suporte para Windows e Mac

E foi lançado o Podman 4 com melhorias no suporte para Windows e Mac. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Podman (Pod Manager tool) foi lançado há alguns anos como uma alternativa tímida ao Docker que, no entanto, não parou de crescer e atrair seguidores, principalmente entre usuários de sistemas Red Hat e SUSE, por ser um software nativo, open source e bem integrado com tecnologias como systemd, cgroups ou outras típicas do ambiente Linux.

Assim como o Docker, o Podman permite desenvolver, gerenciar e executar contêineres, pods e imagens de contêiner.

Mas ao contrário do Docker, o Podman é fornecido com todos os seus recursos abertos, sem limitações de funcionalidade sujeitas a extensões pagas. Além disso, o Podman fornece uma interface compatível com o Docker.

E não apenas isso, se há algo que caracteriza o Podman, é o seu papel de engine de container sem daemon, ou seja, ele não precisa de um serviço centralizado ou outros processos secundários para funcionar: ele só consome quando um container está rodando; além de permitir a criação de containers com ou sem root, graças à sua integração com o Buildah.

Agora, o Podman 4.0 é a nova versão desse mecanismo de contêiner cada vez mais popular originalmente desenvolvido pela Red Hat e um dos principais expoentes da OCI (Open Container Initiative) da The Linux Foundation.

Novidades do Podman 4

Podman 4 lançado com melhorias no suporte para Windows e Mac
Podman 4 lançado com melhorias no suporte para Windows e Mac

Em relação ao Podman 4.0, é, de acordo com o anúncio oficial de lançamento, uma de suas versões mais marcantes das publicadas até hoje, com mais de 60 novos recursos em seu crédito, muitas correções e outras mudanças de interesse que auguram uma nova vida para o projeto.

Nessas “mudanças de interesse” está a primeira grande novidade do Podman 4.0: suporte muito aprimorado para Windows e macOS, uma prioridade para o projeto que se baseia no “suporte para montagem do soquete da API do Podman no sistema host, permitindo o uso de ferramentas como o Docker Compose em vez de dentro de uma máquina virtual Podman”, explicam.

Claro, você não pode falar sobre o Windows atualmente em desenvolvimento sem mencionar o WSL2, o Windows Subsystem for Linux ou o Subsistema do Windows para Linux, que o Podman está usando agora para melhorar muito seu suporte no Windows.

Um suporte para o qual já estão previstas melhorias no lançamento do Podman 4.1.

Além desse suporte esperado, talvez o novo recurso mais importante do Podman 4.0 em geral seja a reescrita da pilha de rede, que melhora o suporte a contêineres em várias redes, suporte a IPv6 e desempenho.

Para evitar problemas, a pilha atual será mantida por enquanto, então novas instalações são avisadas.

Para saber mais sobre essa versão do Podman, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Podman

Para instalar ou compilar o Podman, consulte as instruções de instalação no site oficial do software.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.