Podman Desktop 1.8 lançado com a experiência do usuário

E foi lançado o Podman Desktop 1.8 com a experiência do usuário. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Podman Desktop é um aplicativo que permite que você gerencie o Podman e outros mecanismos de contêiner a partir de uma única interface do usuário e bandeja.

Podman Desktop é uma ferramenta gráfica de código aberto que facilita o trabalho contínuo com contêineres direto de sua área de trabalho.

Ele permite que os desenvolvedores de aplicativos interajam de forma eficiente com contêineres e Kubernetes, fornecendo recursos como instalação, configuração e atualização do Podman em seu ambiente local.

Crie, execute e gerencie contêineres: Crie imagens do Containerfile ou Dockerfile, extraia imagens de registros remotos, iniciar, parar, reiniciar contêineres e pods, obtenha facilmente um terminal em seu contêiner, inspecione os logs do contêiner, envie imagens para registros OCI, implante e teste imagens no Kubernetes e ajuste várias opções de configuração.

Gerenciar registros OCI; adicionar, editar ou excluir registros, defina suas configurações de proxy (trabalho em andamento), configurar CPU, memória e disco de máquinas Podman (trabalho em andamento), lidar com vários mecanismos de contêiner ao mesmo tempo (Podman, Docker, Lima…) e você também pode trazer novos recursos com plug-ins do Podman Desktop ou extensões do Docker Desktop.

E, agora, foi lançado o Podman Desktop 1.8.

Novidades do Podman Desktop 1.8

Podman Desktop 1.8 lançado com a experiência do usuário
Podman Desktop 1.8 lançado com a experiência do usuário

Podman Desktop 1.8, vem repleto de recursos para aprimorar a experiência do usuário, desde integração global contínua até exploração sofisticada do Kubernetes e APIs de extensão aprimoradas, prometendo um ambiente de desenvolvimento completo para aplicativos baseados em contêiner.

Então, vamos dar uma olhada neles.

No centro do Podman Desktop 1.8 está a inclusão do Podman 4.9.3, que oferece correções críticas de estabilidade e confiabilidade, particularmente benéficas para usuários que operam na arquitetura de silício da Apple.

A introdução do Kubernetes Explorer é outro recurso de destaque projetado para preencher a lacuna entre o gerenciamento de contêineres e a orquestração do Kubernetes.

Ele oferece uma interface de usuário avançada, permitindo que os desenvolvedores gerenciem recursos do Kubernetes como implantações, serviços, entradas e rotas de maneira mais eficaz.

Além disso, ele também fornece atualizações de status em tempo real nos recursos do cluster, simplificando a aplicação de alterações via YAML, semelhante ao comando “kubectl apply -f“, e melhorando o controle dos desenvolvedores sobre seus ambientes Kubernetes.

A integração global é outro recurso digno de nota na nova versão 1.8, simplificando o processo de configuração ao oferecer uma abordagem baseada em assistente para configurar ferramentas essenciais como Podman, Compose e kubectl.

Esse recurso beneficia os recém-chegados, tornando a transição para o desenvolvimento em contêineres mais suave e intuitiva.

Mas as novidades não param por aqui.

O Centro de Aprendizagem é outra adição valiosa, oferecendo guias e tutoriais para ajudar os desenvolvedores a expandir seu conhecimento sobre conteinerização e aproveitar ao máximo os recursos do Podman Desktop.

Quer estejam colocando um aplicativo existente em contêineres ou explorando novas funcionalidades, o Centro de aprendizagem fornece recursos acessíveis para apoiar o aprendizado contínuo.

O Podman Desktop 1.8 também melhora substancialmente a API de extensão, fornecendo aos desenvolvedores mais recursos e melhores opções de integração para as extensões do Podman Desktop.

Essas melhorias incluem novos endpoints de API, melhor manipulação de parâmetros e muito mais, permitindo um ecossistema de extensão mais rico e promovendo a inovação.

Além disso, a atualização mais recente apresenta mais de 40 novos recursos, incluindo construção aprimorada, lista de pods e páginas de solução de problemas, garantindo uma experiência mais eficiente e fácil de usar.

Melhorias notáveis incluem:

  • Melhorando o sistema de alerta de atualização.
  • Simplificando a coleta de logs.
  • Apresentando animações para ações de exclusão múltipla.

Finalmente, o Podman Desktop 1.8 corrige muitos bugs, melhorando a confiabilidade e o desempenho da plataforma.

Essas correções são essenciais para garantir uma experiência de usuário tranquila e eficiente, desde a correção de problemas de montagem de volume até o refinamento dos elementos da interface do usuário.

Para saber mais sobre essa versão do Podman Desktop, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Podman Desktop

Para instalar a versão mais recente do Podman Desktop nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Podman Desktop no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.