PulseAudio 13 lançado com suporte a Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio

Foi lançado PulseAudio 13 com suporte a Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio. Confira as novidades dessa atualização e veja como atualizar.

O PulseAudio é um sistema (ou servidor) de som usado por vários sistemas operacionais baseados em Linux por padrão. Ele é um software livre lançado sobre os termos da GNU Lesser General Public License.

PulseAudio 13 lançado com suporte a Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio
PulseAudio 13 lançado com suporte a Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio

Curiosamente, o PulseAudio roda sobre Microsoft Windows e sistemas POSIX como o Linux, porém o port para Windows não é atualizado desde 2011.

Agora, foi lançado o PulseAudio 13, uma atualização importante que apresenta novos recursos e melhorias que chega três meses após a série PulseAudio 12.

Novidades do PulseAudio 13

PulseAudio 13 vem com suporte para Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio, suporte para o headset SteelSeries Arctis 5 USB, seleção aprimorada de perfil de placa inicial para placas ALSA, além de melhorias no S/PDIF para CMEDIA USB2.0 True HD de alta velocidade de áudio.

A série PulseAudio 13 também adiciona vários novos argumentos de módulo, incluindo “max_latency_msec” para module-loopback, “stream_name” para module-rtp-send e “Avoid_resampling” para module-udev-detect e module-alsa-card, e não mais usa opções de perfil de cartão Bluetooth persistentes por padrão, recomendando que os usuários usem A2DP por padrão.

Segundo as notas de versão:

“Qual perfil usar com Bluetooth é altamente dependente do contexto (HSP/HFP para chamadas telefônicas, A2DP para todo o resto), por isso não faz muito sentido salvar as opções de perfil do usuário. É melhor usar A2DP por padrão e alternar para HSP quando necessário (automaticamente quando possível).”

Entre outras mudanças dignas de nota presentes no lançamento do PulseAudio 13, vale mencionar uma nova função que facilita a ativação do agendamento em tempo real para encadeamentos do cliente, novas funções de conveniência para buscar vários parâmetros de pa_format_info e a capacidade de usar o mapa de canal e a amostra de fonte especificada por padrão no módulo loopback.

O PulseAudio 13 também remove o suporte à implementação descontinuada dos módulos do kernel BlueZ 4 Bluetooth e descarta o suporte às ferramentas de tradução intltool.

Este também é o primeiro lançamento do código aberto a adotar o novo sistema de compilação Meson.

Como instalar o PulseAudio 13

Você pode baixar e instalar o PulseAudio 13.0 através dos repositórios estáveis ​​da sua distribuição, assim que ela disponibilizar essa atualização.

Fonte: Softpedia

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!