Python 3.11 lançado com melhorias de desempenho e correções

E o projeto Python lançou o Python 3.11 com melhorias de desempenho e correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Python é uma linguagem de programação interpretada de alto nível e que possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. A primeira versão do Python foi lançada em 1991.

Essa linguagem possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.

Agora, o Python 3.11 foi lançado como a principal atualização mais recente para a implementação oficial dessa linguagem de programação amplamente usada.

Novidades do Python 3.11

Python 3.11 lançado com melhorias de desempenho e correções
Python 3.11 lançado com melhorias de desempenho e correções

Python 3.11 é um evento de alguma importância. É uma atualização grande, ou média, se você preferir rotular as que alteram o primeiro número como principal, mas não há como negar que melhorou muito.

Na Phoronix, meio que deve muito de sua fama aos seus testes de software e hardware, eles testaram o desempenho do Python 3.11 e confirmaram que ele é entre 10% e 60% mais rápido que o Python 3.10, que até hoje era a versão estável mais recente.

Os destaques do Python 3.11 incluem que os locais de erro refinados agora estão incluídos nos gráficos, o que, em teoria, permitirá um melhor reconhecimento de erros; grupos de exceção e exceto*; no tomllib, o suporte para análise de TOML foi adicionado à biblioteca padrão; introduziu grupos de tarefas em assíncrono; agrupamento atômico ((?>…)) e quantificadores possessivos (*+, ++, ?+, {m,n}+) agora são suportados em expressões regulares.

Mas o destaque é a velocidade:

“O projeto Faster CPython já está apresentando alguns resultados interessantes. O Python 3.11 é até 10-60% mais rápido que o Python 3.10. Em média, medimos um aumento de velocidade de 1,22x no conjunto de testes padrão.”

Embora tudo pareça muito bom, devemos ter em mente que mudanças nas linguagens de programação podem causar problemas, como o Kodi.

Os desenvolvedores devem adaptar seu código às novas versões, e se não todo o código, então a versão “camuflada” para que seu trabalho não seja roubado.

Portanto, se algo assim for dependente, é melhor manter a atualização o maior tempo possível.

Para saber mais sobre essa versão do Python 3.10, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Python nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais. Como o lançamento ainda é muito recente, pode ser que ainda não seja possível instalar a versão 3.9 (Esses tutoriais são atualizados constantemente):
Como instalar o Python no Linux compilando o código fonte
Como instalar a última versão do Python no Ubuntu, Mint e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.