Qt Creator 8 lançado com novos plugins e melhorias

A The Qt Company lançou o Qt Creator 8 com novos plugins e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Qt Creator é uma IDE multiplataforma que traz consigo a Qt SDK. Esse pacote oferece desenvolvimento de aplicações multiplataforma de maneira fácil e rápida.

Mas o Qt é muito mais do que apenas um SDK de multiplataforma, ele é uma estratégia de tecnologia que permite projetar, desenvolver, implantar e manter software com rapidez e economia, proporcionando uma experiência de usuário perfeita em todos os dispositivos.

Com o Qt, você pode alcançar todas as suas plataformas de destino – desktop e embarcadas – com uma tecnologia e uma base de código, minimizando o tempo de mercado e a carga de manutenção.

O Qt está disponível em um modelo de licenciamento duplo: comercial e livare. Você escolhe o que é certo para suas necessidades.

Agora, a Qt Company lançou formalmente o Qt Creator 8 como sua versão mais recente deste ambiente de desenvolvimento integrado voltado para Qt/C++.

Novidades do Qt Creator 8

Qt Creator 8 lançado com novos plugins e melhorias
Qt Creator 8 lançado com novos plugins e melhorias

O Qt Creator 8 está aqui cerca de quatro meses após o Qt Creator 7 e apresenta novos plugins experimentais para suportar a ferramenta de análise de cobertura de código Coco, exibindo a cobertura de código como anotações no editor de código do Qt Creator, bem como no GitLab, permitindo navegar e clonar projetos, ou para conectar seus checkouts para receber notificações de eventos na visualização Controle de Versão.

Esta versão também traz melhorias para desenvolvedores Python, pois alterna para o novo servidor de linguagem python-lsp-server por padrão, que você pode configurar na nova página de preferências Python > Configuração do servidor de linguagem. Além disso, o Qt Creator agora está ciente das alterações não salvas nos arquivos da interface do usuário.

Para projetos CMake, o Qt Creator 8 apresenta um novo modelo de configuração de compilação “Perfil” que combina o tipo de compilação CMake “RelWithDebInfo” com “depuração e criação de perfil QML”.

Segundo os desenvolvedores:

“Em vez de codificar a opção de depuração QML para os tipos de compilação do CMake “Debug” e “RelWithDebInfo” em nossos modelos de projeto, agora contamos apenas com a opção “QML debugging and profiling” no Qt Creator, que agora está ativada por padrão para “configurações de compilação de depuração” e “perfil”. Os diretórios de compilação existentes não são afetados.”

Para desenvolvedores Android, para desenvolvedores Android, o Qt Creator 8 adiciona uma nova opção para permitir que você conecte dispositivos via Wi-Fi e corrige alguns problemas relacionados às ferramentas Android SDK mais recentes, para desenvolvedores iOS melhora a velocidade de implantação consecutiva durante o desenvolvimento, e para desenvolvedores do Docker, ele oferece suporte para processos e arquivos remotos.

Sob o capô, o Qt Creator 8 remove o fallback do modelo de código baseado em libclang, pois agora depende apenas do Clangd e da implementação interna do cliente LSP. Para máquinas de desenvolvimento com pouca RAM, o Qt Creator agora desativará o Clangd por padrão e informará você.

Mais detalhes sobre o Qt Creator 6 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar o Qt Creator 8 no site oficial (download direto) como um binário .run (precisa ser tornado executável com chmod a+x ) que você pode instalar facilmente em sua distribuição GNU/Linux com alguns cliques do mouse.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Qt Creator nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE Qt Creator no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.