risiOS 38 lançado com a experiência do primeiro boot melhorada

E foi lançado o risiOS 38 com a experiência do primeiro boot melhorada. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

risiOS é uma distribuição Linux baseada no Fedora que executa o ambiente de área de trabalho GNOME e inclui várias configurações gráficas e ferramentas de ajuste para ajudar a inicializar e personalizar a experiência da área de trabalho.

O risiOS inclui assistentes para adicionar codecs de mídia, repositórios Flathub e aplicativos populares de desktop de código aberto.

Uma das coisas legais que eu gosto no risiOS é sua ferramenta risiTweaks, que permite adicionar cores de destaque à área de trabalho do GNOME.

O risiTweaks também permite alterar várias outras coisas relacionadas a temas, como ícones, estilos, fontes, etc., bem como configurar outros aspectos da área de trabalho do GNOME que você já pode fazer com o aplicativo GNOME Tweaks.

Agora, o projeto publicou o risoOS 38, que busca melhorar a experiência do primeiro boot.

Novidades do risiOS 38

risiOS 38 lançado com a experiência do primeiro boot melhorada
risiOS 38 lançado com a experiência do primeiro boot melhorada

Um dos recursos mais proeminentes do risiOS 38 é a nova experiência de primeira inicialização.

Com a ferramenta de configuração rápida reinventada, a configuração do risiOS é agora mais rápida e eficiente, com uma interface muito mais simples. Isso permite que você configure facilmente drivers e repositórios de terceiros, bem como instale quaisquer aplicativos necessários.

Além disso, o risiOS 38 apresenta um redesenho completo do risiWelcome, agora com Libadwaita. O risiTweaks passou por uma reformulação completa. Ele agora apresenta uma interface de usuário limpa com uma aparência totalmente nova.

A ferramenta de extensões anterior incorporada ao risiTweaks foi removida e as extensões de estoque do GNOME agora são enviadas. Essa mudança permitiu uma experiência mais estável e simplificada para os usuários. rTheme foi lançado na versão 1.0.

Para completar, a API agora está estável e houve melhorias significativas no suporte ao GNOME Shell.

Por fim, o sistema de plug-in também foi aprimorado e vários bugs foram corrigidos. Isso permite que os usuários personalizem sua área de trabalho com facilidade, dando-lhes mais controle sobre a aparência de seu sistema.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o risiOS 38

A imagem ISO do risiOS 38 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.