ROSA Fresh 12.4 lançado com kernel 6.1.20 com MGLRU, e mais

E foi lançado o ROSA Fresh 12.4 com kernel 6.1.20 com MGLRU, e mais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.

ROSA Fresh é uma distribuição Linux moderna russa, criada pela comunidade e disponível legalmente para todos gratuitamente e cujo código fonte do sistema é publicado sob a licença GPL.

O ROSA originou-se como um fork da agora extinta distribuição Mandriva Linux e foi desenvolvido de forma independente desde então. A empresa ROSA foi fundada no início de 2010 e lançou a primeira versão de seu sistema operacional em dezembro de 2010.

Inicialmente, visava usuários corporativos, mas no final de 2012 a ROSA lançou sua distribuição orientada ao usuário final, Desktop Fresh.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão de patch de “ROSA Fresh 12.4”.

Novidades do ROSA Fresh 12.4

ROSA Fresh 12.4 lançado com kernel 6.1.20 com MGLRU, e mais
ROSA Fresh 12.4 lançado com kernel 6.1.20 com MGLRU, e mais

A STC IT ROSA anunciou recentemente o lançamento da versão corretiva do “ROSA Fresh 12.4”, sendo esta a quarta versão corretiva do ramo 12.x e contendo todas as alterações e correções durante um ano e meio de desenvolvimento da plataforma.

Nesta nova versão do ROSA Fresh 12.4, a base de pacotes foi atualizada, com a qual podemos encontrar o kernel Linux 6.1.20 como o coração deste novo lançamento (vale a pena mencionar que os ramos 5.10 e 5.15 enviados anteriormente ainda são suportados), mais o kernel 6.1 tem MGLRU (Multi-Generation LRU) ativado por padrão.

O MGLRU está posicionado como uma alternativa superior ao código de recuperação de página do kernel existente. Essa é uma implementação LRU alternativa que otimiza a busca de páginas e melhora o desempenho sob pressão de memória.

A busca de página decide a política de cache do kernel e a capacidade de sobrecarga de memória. Isso afeta diretamente o uso da CPU e a eficiência da memória do kswapd.

Outra das mudanças que se destacam na nova versão é que foi aprimorado o suporte para placas de rede com fio Realtek baseadas nos chips RTL8111, RTL8168 e RTL8411, para o qual foi adicionado um módulo separado do kernel r8168 ao sistema operacional, que é usado automaticamente como o driver para essas placas de rede e o suporte para essas placas do driver r8169 no kernel Linux 6.1 padrão removido

Além disso, destaca-se também que são propostas novas versões do indicador de atualização e do console de ajuda (termhelper) desenvolvidos pelo projeto ROSA e que foi adicionado suporte para instalação em partições criptografadas sem inserir uma senha na inicialização.

Drivers adicionais atualizados para Wi-Fi e Bluetooth também são destacados: Realtek 8188gu, 8192du, 8723du, 8812au, 8814au, 8821au, 8821cu, 8852au, 88x2bu, rtw89 (8852ae, 8852be, 8853ce), rtk_btusb, Broacom WL.

Das outras mudanças que se destacam da nova versão:

  • Pacote de firmware Linux atualizado.
  • Adicionado o pacote rtk_btusb-firmware para suportar hardware adicional, principalmente placas sem fio.
  • Drivers proprietários atualizados para placas de vídeo NVIDIA 340, 390, 470, 510, 515, 520 e 525.
  • O comando ‘sudo kroko-cli autoinstall‘ pode ser usado para selecionar e instalar a versão do driver necessária.
  • Corrigido um atraso de inicialização ao instalar no BTRFS sem uma partição /boot separada em ext2/3/4 (em tais configurações, a funcionalidade de salvar o último item carregado no Grub é desativada automaticamente).
  • Problemas com o comando “reboot” foram corrigidos nos scripts de kickstart.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o ROSA Fresh 12.4

A imagem ISO do ROSA Fresh 12.4 já com KDE Plasma 5, LXQt, GNOME, Xfce e sem GUI, pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários que já possuem uma versão anterior do ROSA Fresh R12.x instalada receberão a atualização automaticamente.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.