Ruby 3.2 lançado com suporte WebAssembly, e mais

E foi lançado a linguagem Ruby 3.2 com suporte WebAssembly, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar o Linux.

Ruby é uma linguagem interpretada de script orientada a objeto, aliás, uma linguagem de programação popular entre um grande número de desenvolvedores.

Rails são o framework para executar a linguagem ruby. Essa linguagem foi criada por Yukihiro “Matz” Matsumoto e publicada pela primeira vez em 1995.

Essa linguagem foi implementada combinando as características de outras linguagens de programação populares, como PERL, Smalltalk, Ada etc.

Ruby é uma linguagem de programação projetada para simplificar algumas das tarefas da programação. Reduz algumas das partes complexas da programação e permite ao programador construir rapidamente algo do zero.

Agora, os desenvolvedores da linguagem de programação Ruby lançaram uma versão de Natal da mais recente iteração dessa linguagem focada em simplicidade e produtividade, Ruby 3.2.

Novidades do Ruby 3.2

Ruby 3.2 lançado com suporte WebAssembly, e mais
Ruby 3.2 lançado com suporte WebAssembly, e mais

Com o lançamento do Ruby 3.2, há um port inicial para o WebAssembly usando o WebAssembly System Interface (WASI).

Esse port WASM permite que o Ruby seja executado em um navegador da Web e em outros ambientes baseados em WASM. O suporte WebAssembly/WASI com Ruby parece estar em boa forma para sua estréia inicial, mas com alguns recursos ainda a serem implementados.

A outra grande mudança com o Ruby 3.2 é o compilador YJIT agora considerado pronto para produção com a tag “experimental” removida.

Ruby introduziu o YJIT no ano passado como um compilador JIT rápido e em processo. O YJIT do Ruby atualmente oferece suporte às plataformas x86_64 e AArch64 no Linux, macOS, BSD e outras plataformas Unix.

Com a atualização v3.2, agora também há suporte para YJIT no Apple M1/M2, AWS Graviton, Raspberry Pi 4 e outros hardwares. Ruby 3.2 YJIT também é muito mais rápido que Ruby 3.1 e também usa muito menos sobrecarga de memória.

Ruby 3.2 também tem melhorias em sua implementação de regexp, o recurso de sintaxe_suggest foi integrado ao Ruby, ErrorHighlight agora é mais robusto e uma variedade de outros refinamentos de linguagem.

Para saber mais sobre essa versão do Ruby, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Ruby

Para instalar a versão mais recente do Ruby nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a linguagem de programação Ruby no Linux via Snap
Como instalar a linguagem de programação Ruby no Ubuntu, Debian e derivados
Como instalar o Ruby no Debian Linux usando o RVM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.