Salix 15 lançado com o Xfce 4.16 como ambiente principal

E foi lançado o Salix 15 com o Xfce 4.16 como ambiente principal. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

Salix é uma distribuição Linux baseada em Slackware que é simples, rápida, fácil de usar e compatível com Slackware Linux.

Otimizado para uso em desktop, o Salix OS apresenta um aplicativo por tarefa, repositórios de pacotes personalizados, gerenciamento avançado de pacotes com suporte a dependências, ferramentas localizadas de administração do sistema e ilustrações inovadoras.

Agora, a distribuição publicou o Salix 15.0, que inclui o desktop Xfce 4.16, repositórios de pacotes muito maiores e suporte a Flatpak.

Novidades do Salix 15

Salix 15 lançado com o Xfce 4.16 como ambiente principal
Salix 15 lançado com o Xfce 4.16 como ambiente principal

Em alto nível, esta versão inclui o Xfce 4.16 como ambiente principal! Isso agora é baseado em GTK+3 e quase tudo que vem com uma instalação padrão foi atualizado para usar GTK+3.

Isso inclui todas as nossas ferramentas gráficas do sistema, que receberam atualizações significativas e um visual mais moderno.

Salix 15.0 vem mais de seis anos após o Salix 14.2 (a versão estável anterior anunciada em agosto de 2016).

Os desenvolvedores explicam que uma das razões pelas quais demorou tanto para fazer este lançamento é que eles construíram milhares de pacotes para seus repositórios de software, que podem ser facilmente instalados com o gerenciador de pacotes Gslapt

Além disso, o Salix 15.0 é o primeiro lançamento a oferecer suporte pronto para uso para aplicativos Flatpak. O suporte Flathub é pré-configurado e integrado à área de trabalho para que você possa instalar facilmente seus aplicativos Flatpak favoritos com apenas alguns cliques.

A seleção de software padrão não mudou muito, mas é claro que tudo foi atualizado para suas versões mais recentes, incluindo Firefox 102ESR, LibreOffice 7.4, GIMP 2.10 e muito mais. Whiskermenu é usado como nosso menu de painel padrão agora.

Houve extensas discussões em nossos fóruns sobre a aparência da nova versão e tudo foi reformulado, incluindo um novo tema GTK, um novo tema de ícones, um novo tema de gerenciador de janelas e um papel de parede padrão, especialmente adaptado para Salix 15.0.

Esta versão usa o modo claro por padrão, mas se você quiser ir para o lado escuro, agora pode alternar facilmente para a versão escura do Salix no painel Aparência. Outra grande mudança é que Salix agora usa Whiskermenu como nosso inicializador de aplicativos padrão para o Xfce.

Em geral, os usuários se encontrarão em um ambiente moderno, mas familiar.

Sob o capô, esta versão é baseada no Slackware 15.0, o que significa que é alimentado pelo kernel Linux 5.15 LTS de suporte de longo prazo , que oferece suporte imediato para unidades formatadas em NTFS sem depender de drivers de terceiros.

E, assim como o Slackware, o Salix adota o PAM (Pluggable Authentication Modules) e atualiza o GCC 11 e GNU C Library 2.33.

O instalador permanece inalterado, pois você terá a mesma experiência de instalação baseada em texto que o Slackware oferece, mas foi traduzido para vários novos idiomas para levar o Salix a um público mais amplo.

Como de costume, um ambiente de desenvolvimento completo é fornecido com a instalação padrão do Salix.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Salix 15

A imagem ISO do Salix 15 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.