Samba 4.18 lançado com otimizações de desempenho, e mais

E foi lançado o Samba 4.18 com otimizações de desempenho, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O Samba é um software livre licenciado sob a GNU General Public License e que existe desde 1992.

O software provê acesso seguro, estável e rápido a arquivo e serviços de impressão para todos os clientes que utilizam o protocolo SMB/CIFS, como todas as versões do DOS e Windows, OS/2, Linux e muitos outros.

Esse software é um componente importante para integrar servidores e desktops Linux/Unix em ambientes mistos e criar compartilhamentos seguros.

O Samba é o recurso que permite integrar máquinas Linux e Windows em rede e, apesar do que muitos falam, ele pode ser muito fácil de usar e permite que você crie compartilhamentos seguros para serem acessados em máquinas com Windows.

E para aqueles que usam o Samba como a reimplementação de código aberto do SMB/CIFS e permitem o compartilhamento de arquivos/impressão com sistemas Microsoft Windows, o Samba 4.18 está agora disponível como a versão mais recente do recurso do projeto.

Novidades do Samba 4.18

Samba 4.18 lançado com otimizações de desempenho, e mais
Samba 4.18 lançado com otimizações de desempenho, e mais

O Samba 4.18 apresenta novos aprimoramentos de desempenho, melhorias de sincronização com o Azure Active Directory/Office 365, correções de bugs e uma série de outras melhorias.

Há melhorias de desempenho com o Samba 4.18 após regressões recentes causadas por melhorias de segurança em torno das condições de corrida do link simbólico. Com o Samba 4.18, a sobrecarga de bloqueio é menor ao lidar com operações baseadas em caminhos contestados.

O Samba 4.18 tem uma sobrecarga cerca de 3 vezes menor nessa área e a taxa de transferência das operações de abertura/fechamento é restaurada para cerca dos níveis de desempenho do Samba 4.12.

O Samba 4.18 também melhorou mensagens de erro para ferramentas Samba, suporte de saída de cores para ferramentas Samba ao usar a opção “--color“, uma nova opção para alterar o local padrão da NT ACL e melhorias na sincronização do Microsoft Azure Active Directory/Office 365.

O uso da ferramenta de sincronização do Microsoft Azure AD Connect Cloud agora tem suporte para sincronização de hash de senha para que os domínios Samba AD possam sincronizar senhas.

Para saber mais sobre essa versão do Samba, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Samba

Em breve esta versão do Samba estará disponível nas atualizações das principais distribuições Linux, portanto, basta aguardar e atualizar quando estiver disponível.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.