Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse

Quase três anos depois do anúncio, a Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse.

A Samsung iniciou a produção em massa de seu primeiro processador móvel com gráficos AMD RDNA 2 quase três anos depois que a empresa anunciou que estava licenciando a tecnologia de GPU da AMD.

Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse

Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse
Samsung iniciou a produção do processador Exynos 2200 com gráficos AMD RDNA 2 Xclipse

O processador Samsung Exynos 2200 é um chip de 4 nm com oito núcleos de CPU ARMv9, uma unidade de processamento neural para IA e uma GPU Xclipse 920 que traz tecnologia RDNA 2 e suporte para recursos como ray tracing acelerado por hardware e sombreamento de taxa variável para smartphones.

Esperava-se que a Samsung apresentasse o processador Exynos 2200 na semana passada, mas a empresa inesperadamente… não o fez.

Agora, a Samsung divulgou um comunicado de imprensa com alguns detalhes importantes sobre seu próximo processador de classe principal, então sabemos que ele contará com:

  • 1 x núcleo de CPU ARM Cortex-X2
  • 3 núcleos de CPU ARM Cortex-A710
  • 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A510
  • GPU Xclipse baseada na tecnologia RDNA 2 da AMD

A Samsung diz que a GPU trará o tipo de recursos de jogos que antes eram limitados a laptops e desktops, mas em um design com eficiência energética otimizado para dispositivos móveis.

O chip também possui um processador de sinal de imagem (ISP) que pode lidar com câmeras de até 200MP para fotos ou até 108MP a 30 quadros por segundo. Também há suporte para conectar até sete sensores de imagem e usar até quatro ao mesmo tempo para sistemas com várias câmeras.

Você também deve ser capaz de gravar vídeo 8K a 30 quadros por segundo, supondo que você tenha o hardware da câmera compatível, e o chip possa decodificar vídeo 8K a até 60 quadros por segundo ou vídeo 4K a até 240 fps.

Outros recursos incluem suporte para telas com taxas de atualização de até 144 Hz, suporte para HDR+, uma unidade de processamento neural atualizada, um modem 5G com suporte a sub-6 GHz e mmWave e um Integrated Secure Element (iSE) para armazenamento de chave criptográfica privada.

A Samsung não disse quando você realmente poderá comprar um telefone com um desses novos processadores, mas é amplamente esperado que o próximo Samsung Galaxy S22 possa ser o primeiro telefone equipado com o chip… pelo menos em algumas regiões.

A Samsung tem o hábito de oferecer telefones emblemáticos com chips Exynos em certos mercados, mas usando processadores Qualcomm em outros.

A Samsung deve lançar o Galaxy S22 no próximo mês. Talvez tenhamos que esperar até que o telefone comece a ser enviado antes de sabermos como o Exynos 2200 se compara aos chips mais recentes da Qualcomm e da Mediatek em termos de desempenho e eficiência no mundo real.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO