GNOME 42 alpha já está disponível para testes públicos

E o Projeto GNOME anunciou a disponibilidade do GNOME 42 alpha. Confira as novidades desse snapshot e veja como experimentá-lo.

O Projeto GNOME anunciou a disponibilidade para testes públicos da próxima série de ambientes de desktop GNOME 42 em uma versão de pré-lançamento em estado alfa.

Ou sja, o GNOME 42 alpha agora está pronto para testes públicos para dar à comunidade Linux e Open Source uma amostra do que eles podem esperar do próximo grande lançamento de um dos ambientes de desktop mais populares para sistemas operacionais baseados em Linux, usado em desktop e dispositivos móveis.

Novidades do GNOME 42 alpha

GNOME 42 alpha já está disponível para testes públicos
GNOME 42 alpha já está disponível para testes públicos

As maiores mudanças no lançamento do GNOME 42 em torno dos componentes GTK 4 e libadwaita.

Alguns dos aplicativos padrão distribuídos como parte da pilha do GNOME foram portados para o GTK 4 para uma aparência mais moderna e funcionalidades extras. Aqui está uma primeira olhada em alguns deles.

Por outro lado, a maioria dos aplicativos GNOME foram portados para libadwaita para implementar uma preferência de estilo escuro. Isso significa que todos os aplicativos GNOME portados para o libadwaita poderão fornecer um tema claro e escuro.

Outra mudança importante no próximo ambiente de desktop GNOME 42 é a substituição do editor de texto Gedit, que separou muitos de nós por anos, pelo mais moderno GNOME Text Editor desenvolvido por Christian Hergert, que também é conhecido por desenvolver o aplicativo GNOME Builder. .

Algumas outras mudanças dignas de nota incluem um utilitário de captura de tela renovado, uma nova caixa de diálogo Preferências para o aplicativo GNOME Boxes, suporte de instalação dupla para o aplicativo GNOME Maps, um gerenciador de pacotes de software GNOME muito aprimorado com muitas adições excelentes, um novo widget Termômetro no GNOME Aplicativo de clima, muitas melhorias no Wayland no Mutter, além de fontes aprimoradas.

Aqueles interessados ​​em experimentar esta versão alfa do próximo ambiente de desktop GNOME 42 podem usar uma distribuição instável como Fedora Rawhide ou openSUSE Krypton.

A próxima versão de desenvolvimento no ciclo GNOME 42 será a versão beta, atualmente agendada para lançamento em meados de fevereiro. A versão final do ambiente de desktop GNOME 42 está prevista para 23 de março de 2022.

Como instalar experimentar esse snapshot do GNOME

Usuários mais avançados que desejam compilar o GNOME 42 alpha podem usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream que podem baixar aqui (recomendado, pois fornece uma instalação em área restrita que não afetará seu sistema host) ou os pacotes de origem independentes daqui.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, destinada principalmente para fins de teste e hacking. Sendo uma versão alfa, você deve esperar muitos bugs e recursos ausentes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.