scrcpy 2 lançado com suporte a codecs H265 e AV1 e encaminhamento de áudio

E foi lançado o Scrcpy 2 com suporte a codecs H265 e AV1 e encaminhamento de áudio, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Scrcpy é uma ferramenta gratuita de código aberto que permite visualizar e interagir com seu dispositivo Android em um Windows, macOS ou Linux PC, sem fio ou com fio.

Agora, uma nova versão do Scrcpy, a ferramenta de espelhamento do Android está disponível para download.

Novidades do Scrcpy 2

scrcpy 2 lançado com suporte a codecs H265 e AV1 e encaminhamento de áudio
scrcpy 2 lançado com suporte a codecs H265 e AV1 e encaminhamento de áudio

Sim. A versão 2.0 traz uma grande novidade: o encaminhamento de áudio. Mas isso não é tudo – esta versão também adiciona suporte aos codecs de vídeo H265 e AV1, juntamente com outras alterações.

Com o encaminhamento de áudio, o scrcpy não apenas permite que você veja seus aplicativos Android em seu laptop ou computador, mas agora você também pode ouvi-los.

O encaminhamento de áudio, um dos recursos mais solicitados, chegou ao scrcpy com a versão 2.0 mais recente. Isso é ativado por padrão para dispositivos com Android 11 e superior. Para Android 10 e anteriores, o áudio não pode ser capturado, portanto, esse recurso está desativado.

É importante observar que, para o Android 12 e versões mais recentes, o encaminhamento de áudio funciona sem ajustes. No entanto, para o Android 11, você precisará garantir que a tela do dispositivo esteja desbloqueada ao iniciar o scrcpy.

Agora, ao gravar seu dispositivo Android 11 ou mais recente na área de trabalho usando scrcpy, o áudio também é gravado. Se você não deseja encaminhar o áudio, desative-o passando o sinalizador de linha de comando –no-audio.

Se você quiser mais detalhes sobre como a captura de áudio funciona e por que demorou tanto para adicioná-la (a primeira versão do scrcpy foi lançada há cinco anos), confira a postagem no blog do desenvolvedor Romain Vimont sobre o assunto .

Há também vários sinalizadores de linha de comando nesta versão para modificar o funcionamento do encaminhamento de áudio. Por padrão, o tamanho do buffer é definido como 50 ms, mas você pode alterar isso usando --audio-buffer.

Também é possível alterar o codec e a taxa de bits (padrão para Opus em 128 Kbps), usando --audio-codec e --audio-bit-rate, com os codecs possíveis sendo opus, aac e raw (PCM descompactado de 16 bits LE).

Liste os codificadores de áudio disponíveis para seu dispositivo usando --list-encoders e especifique o codificador a ser usado com --audio-encoder.

E as outras mudanças presentes no Scrcpy 2:

  • Adicionado o suporte aos codecs de vídeo H265 e AV1
  • Adicionadas as opções --list-displays e --list-encoders
  • Corrigidos os cliques no Chrome quando --forward-on-clicks está ativado
  • Tente novamente em caso de erro de codificador espúrio
  • Agora --turn-screen-off funciona em todos os monitores
  • Restaurada a solução alternativa de redimensionamento para Windows
  • Atualizadas as ferramentas de plataforma para 34.0.1 (adb) nas versões do Windows
  • Atualizado o FFmpeg para 6.0 nas versões do Windows (e use uma compilação mínima)
  • Atualizado o SDL para 2.26.4 nas versões do Windows

Para saber mais sobre essa versão do Scrcpy, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Scrcpy é um software de código aberto gratuito disponível para Windows, macOS e Linux. Os downloads do Windows estão disponíveis na página do projeto no GitHub. Versões pré-construídas do Linux estão disponíveis em vários repositórios e fontes, incluindo o Snap Store.

Para usar o Scrcpy, seu dispositivo Android não precisa ter acesso root, mas deve executar o Android 5.0 ou posterior.

scrcpy funciona em Linux, Microsoft Windows e macOS. A página de lançamentos do aplicativo GitHub possui binários apenas para Microsoft Windows.

No Linux, você pode instalá-lo a partir dos repositórios de sua distribuição ou de um repositório de terceiros, se disponível, ou compilá-lo a partir do código-fonte.

Por exemplo. a ferramenta está disponível nos repositórios oficiais do Arch Linux, Debian (e Ubuntu, Linux Mint, etc.), no entanto, em distribuições Linux como o Ubuntu, ela não será atualizada para a versão mais recente até que uma nova versão do Ubuntu seja lançada.

Ou, para instalar a versão mais recente do Scrcpy nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o app de espelhamento Android Scrcpy no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.