Shotcut 23.12 lançado com correções para Wayland, e mais

E foi lançado o Shotcut 23.12 com correções para Wayland, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.

O Shotcut este é um excelente editor de vídeo, multiplataforma de código aberto, com muitos recursos, incluindo suporte para a TV 4K Ultra HD.

Ele é um editor de vídeo não linear gratuito e multiplataforma, criado usando a estrutura MLT e aproveitando o poder do FFMepg.

Além de tudo isso, o programa pode trabalhar com um grande número de formatos de áudio e vídeo e codec, como AVI, M4A, MXF, VOB, FLV, MP4, M2T, MPG, MOV, OGG, WEBM e outros.

Além disso, ele também suporta muitos formatos de imagem, como BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF, bem como seqüências de imagens.

O mais surpreendente é que o programa é fácil de usar e oferece inúmeras funções e recursos para editar e gerenciar seus vídeos com apenas alguns cliques do mouse.

O Shotcut é compatível com os formatos de vídeo, áudio e imagem, pois utiliza o FFmpeg e pode usar complementos com a implementação de efeitos de vídeo e áudio compatíveis com o Frei0r e LADSPA.

Agora, Dan Dennedy lançou o Shotcut 23.12 como a versão estável mais recente, adicionando novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.

Novidades do Shotcut 23.12

Shotcut 23.12 lançado com correções para Wayland, e mais
Shotcut 23.12 lançado com correções para Wayland, e mais

Sim. O Shotcut 23.12 estreou neste fim de semana como a versão mais recente desta solução de edição de vídeo não linear de código aberto para sistemas Linux, Windows e macOS.

O Shotcut 23.12 traz muitas correções de bugs antes de qualquer edição de vídeo de feriado. Shotcut 23.12 corrige o travamento do editor de vídeo na inicialização ao executar no Wayland com Ubuntu 22.04 LTS e Ubuntu 23.10.

Mas no processo, sabe-se que o suporte para Shotcut no Ubuntu 23.04 sob Wayland quebrou. Mas com o Ubuntu 23.04 chegando ao fim de sua vida útil, isso é um problema menor.

O Shotcut 23.12 também traz uma ampla variedade de correções de bugs em todo este editor de vídeo de código aberto.

Existem também algumas atualizações de dependência, como puxar o FFmpeg 6.1 e mudar para dav1d 1.4 para decodificação AV1 e libaom-av1 3.8 para codificação AV1 na CPU.

Para saber mais sobre essa versão do Shotcut, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Shotcut

Para instalar a versão mais recente do Shotcut nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via AppImage
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Linux via Flatpak
Como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.