Shotwell 0.32.2 lançado com suporte a arquivos HEIF (.HIF)

E foi lançado o Shotwell 0.32.2 com suporte a arquivos HEIF com extensão .HIF. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

Shotwell é o gerenciador de fotos para o GNOME 3 e que permite administrar e organizar suas fotos com poucos cliques, de uma forma bem simples.

Com ele, você pode importar imagens do disco ou da câmera, compartilhar com os principais serviços Web, incluindo Facebook, Flickr e YouTube.

Além disso, ele tem suporte para fotos e vídeos RAW e também é permite visualizar suas fotos no modo de tela cheia ou tela cheia, slideshow, cortar, girar, ajustar cores, endireitar e aprimorar fotos.

Agora, o visualizador de imagens de código aberto Shotwell 0.32.2 foi lançado como uma atualização importante que promete suporte para mais formatos de imagem, bem como vários novos recursos e melhorias que você pode ter perdido.

Novidades do Shotwell 0.32.2

Shotwell 0.32.2 lançado com suporte a arquivos HEIF (.HIF)
Shotwell 0.32.2 lançado com suporte a arquivos HEIF (.HIF)

Sim. O editor de imagens e organizador de fotos de código aberto Shotwell 0.32.2 baseado em GTK chegou como uma versão de manutenção para a série estável Shotwell 0.32 para corrigir vários bugs e implementar alguns novos recursos.

A mudança mais significativa no Shotwell 0.32.2 é o suporte para arquivos de imagem HEIF com a extensão .HIF.

Se você tiver um dispositivo que gere esses arquivos, atualize para esta nova versão do Shotwell para poder vê-los em sua caixa GNU/Linux, isso se Shotwell for seu aplicativo visualizador de imagens padrão.

Esta versão também melhora o suporte para o formato de pacote universal sandbox Flatpak ao usar a funcionalidade “enviar para” para enviar arquivos de imagem para outro aplicativo ou dispositivo.

Essa alteração se aplica àqueles que têm o Shotwell instalado como um aplicativo Flatpak do Flathub ou dos repositórios de sua distro.

Vários outros bugs foram corrigidos no Shotwell 0.32.2, incluindo um pequeno vazamento nos autenticadores do Google e do Flickr, a detecção de falsas alterações mtime, a proporção quebrada de miniaturas ao usar editores externos, bem como o uso da pasta de dados errada ao iniciar um perfil pelo navegador.

Além disso, esta versão corrige um problema crítico ao exportar um arquivo de imagem sem data de exposição e um problema em que os metadados estavam sendo gravados em um loop. Shotwell 0.32.2 também permite C&P de caminhos no editor de perfil e atualiza algumas traduções de idiomas.

Para saber mais sobre essa versão do Shotwell, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Shotwell

Para instalar a versão mais recente do Shotwell nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o organizador de fotos Shotwell no Linux via Flatpak
Como instalar o organizador de fotos Shotwell no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.