Shutter 0.95 lançado, removendo bibliotecas Perl Gnome2 desatualizadas

Foi lançado o Shutter 0.95 com a remoção de bibliotecas Perl Gnome2 desatualizadas e melhorias. Confira as novidades e veja como atualizar ou instalar no seu sistema.

Shutter é um um software livre licenciado sob a GPL v3 e também uma ferramenta gratuita de captura de tela, com diversos recursos de edição.

Esse programa permite capturar quase qualquer coisa em sua tela, sem perder o controle sobre seus screenshots, pois ele utiliza uma interface com abas.

Além disso, o Shutter possui uma grande variedade de plugins que permitem adicionar efeitos impressionantes para seus screenshots.

Com Shutter, você pode tirar um screenshot de uma área específica, da janela, da tela inteira, ou até mesmo de um site.

É possível aplicar efeitos diferentes, destacar pontos, e em seguida, fazer o upload para um site de hospedagem de imagens, tudo dentro de uma janela.

Ressumindo tudo, com o Shutter você pode tirar uma captura de tela de uma área específica, janela, tela inteira ou até mesmo de um site – aplicar efeitos diferentes a ela, desenhar nela para destacar pontos e, em seguida, carregar em um site de hospedagem de imagens, tudo em uma única janela.

Agora, foi lançada a versão 0.95 da ferramenta de captura de tela do Shutter alguns dias atrás, como a primeira atualização após a mudança para o Github, e o primeiro passo para voltar aos repositórios do universo Ubuntu.

Novidades do Shutter 0.95

Shutter 0.95 lançado, removendo bibliotecas Perl Gnome2 desatualizadas
Shutter 0.95 lançado, removendo bibliotecas Perl Gnome2 desatualizadas

Shutter é um dos aplicativos de captura de tela do Linux mais populares com recursos de edição. Uma vez que o Ubuntu retirou as antigas bibliotecas do Gnome 2 dos repositórios principais, o Shutter também foi removido do repositório do Ubuntu.

O projeto agora está trabalhando na remoção de bibliotecas de dependência antigas e voltando para os repositórios do Linux Distros (Arch Linux, Debian, Ubuntu). E o lançamento da versão 0.95 é a primeira etapa do processo.

Log de mudanças do Shutter 0,95:

  • Abandonou quase totalmente a dependência da biblioteca Perl Gnome2 desatualizada
  • Atualizadas as traduções.
  • Dependências removidas: Arch: gnome-perl, gnome-vfs-perl; Debian: libgnome2-perl, libgnome2-vfs-perl
  • Novas dependências: Arch: perl-number-bytes-human, perl-glib-object-introspection

Para mais detalhes ssobre essa versão, leia a nota de lançamento.

Como instalar o Shutter

Shutter está disponível na maioria das grandes distribuições Linux e pode ser instalado usando o gerenciador de pacotes delas.

Mas se você deseja atualizar para a versão mais recente da ferramenta de captura Shutter no Ubuntu, use o seguinte tutorial:
Como instalar a ferramenta de captura Shutter no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.