Signal agora permite ocultar o número do telefone usando nomes

Se você achava que a exibição do numero de telefone uma falha, o Signal agora permite ocultar o número do telefone usando nomes.

Signal é um aplicativo de mensagens criptografadas de ponta a ponta para Android e iOS. Uma alternativa do WhatsApp, o Sinal permite enviar mensagens para outras pessoas que usam o serviço.

Agora, o Signal finalmente permite que os usuários escolham nomes de usuário personalizados para se conectar com outras pessoas, protegendo a privacidade de seu número de telefone.

Signal agora permite ocultar o número do telefone usando nomes

Signal agora permite ocultar o número do telefone usando nomes
Signal agora permite ocultar o número do telefone usando nomes

Sim. O Signal agora permite ocultar o número do telefone usando nomes. Isso faz parte de um lançamento beta que segue uma fase de teste público em um ambiente de teste separado do serviço estável de mensagens Signal anunciado em novembro.

“Estamos lançando essas atualizações para nossos usuários beta agora e em breve as ativaremos para todos que executam a versão mais recente do aplicativo Signal”, disse a Signal.

“Nosso objetivo é ouvir seus comentários, fazer ajustes e garantir que a privacidade do número de telefone no Signal seja fácil e útil para todos.”

Depois de instalar a versão beta do cliente em seu computador ou dispositivo móvel, os usuários podem criar um nome de usuário que pode ser usado para contatá-los em Configurações > Perfil (embora você possa definir seu próprio nome de usuário personalizado, todos os nomes de usuário terão dois números no final).

Como a Apple limita o número total de testadores beta do iOS, o Signal já atingiu esse limite para esta fase de teste beta, mas você pode contornar isso inscrevendo-se no macOS Desktop beta (vinculado à sua conta iOS) se você for um iOS Usuário de sinal.

Depois de configurar seu novo nome de usuário, você não precisará mais divulgar seu número de telefone e também poderá compartilhar um link exclusivo ou código QR com pessoas com quem deseja iniciar um bate-papo rápido.

Signal agora permite ocultar o número do telefone usando nomes
Signal agora permite ocultar o número do telefone usando nomes – Sinalizar nomes de usuário em bate-papos (Signal)

Os nomes de usuário não são exibidos em seu perfil do Signal e podem ser alterados sempre que necessário ou até mesmo removidos completamente se você não quiser mais usar um.

Embora os contatos com seu número salvo ainda possam vê-lo, seu número não ficará visível para mais ninguém se você não quiser compartilhá-lo.

​Você também pode ativar uma nova configuração de privacidade opcional, exigindo que aqueles que desejam se conectar com você no Signal usem o nome de usuário em vez do seu número de telefone.

“Seu número de telefone não estará mais visível para ninguém na versão mais recente do Signal, a menos que o tenha salvo nos contatos do telefone. Você pode alterar isso em Configurações”, explica Signal no changelog do aplicativo beta para iOS.

“Agora você pode definir e compartilhar um nome de usuário opcional para permitir que as pessoas conversem com você sem fornecer seu número de telefone. Uma nova configuração de privacidade permite controlar quem pode encontrá-lo pelo seu número de telefone no Signal.”

A presidente da Signal, Meredith Whittaker, mencionou pela primeira vez em novembro de 2022 que a Signal estava trabalhando na implementação do suporte de nome de usuário que permitiria o uso do serviço de mensagens criptografadas sem a necessidade de divulgar números de telefone vinculados a contas.

Em agosto de 2023, Whittaker acrescentou o seguinte:

“Estamos trabalhando em nomes de usuário, que permitirão que as pessoas se comuniquem sem nunca compartilhar seus números de telefone. Você ainda precisará de um número de telefone para registro, mas pode optar por não compartilhá-lo com ninguém.”

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.