Suporte a WiMAX poderá ser removido no kernel 5.13

Depois que o código de rede WiMAX ter sido rebaixado para a área de “teste” do kernel, o suporte a WiMAX poderá ser removido no kernel 5.13.

Além do código de driver IDE legado pronto para partir do kernel Linux principal, receber sua sentença de morte final agora também é o suporte WiMAX.

Com o Linux 5.11, o kernel rebaixou o código de rede WiMAX para a área de “teste” do kernel com um plano para removê-lo caso ninguém se apresentasse para manter o código.

Bem, ninguém se preocupa o suficiente com o suporte WiMAX para mantê-lo, então o suporte ao kernel está configurado para ser removido com o Linux 5.13.

Suporte a WiMAX poderá ser removido no kernel 5.13

Suporte a WiMAX poderá ser removido no kernel 5.13
Suporte a WiMAX poderá ser removido no kernel 5.13

Andar em alguns veículos da Intel na CES 2008 foi a única vez que pudemos usar o WiMAX … No Windows.

O IEEE 802.16 / WiMAX era promissor há mais de uma década para expandir o acesso à Internet, especialmente em áreas remotas e outros casos de uso interessantes.

Mas hoje em dia, fora da solução sem fio AeroMACS empregada por alguns aeroportos e algumas implementações de nicho de WiMAX em regiões remotas, não há muito o que fazer para sua adoção.

Até o próprio registro de produtos certificados do WiMAX Forum está desativado há algum tempo.

Treze anos depois que a Intel estava promovendo fortemente o WiMAX, o suporte ao kernel Linux está sendo removido. Isso segue o kernel do Linux recentemente eliminando o suporte Intel MID.

A infraestrutura WiMAX e o driver Intel i2400m estão no kernel Linux principal há anos, embora sem manutenção, com a Intel não se envolvendo como antes com o esforço.

Depois de vários meses na área de teste do kernel e nenhuma parte interessada se aproximando, foi decidido apenas excluir o código. Especialmente porque este código WiMAX não funciona com AeroMACS ou outros esforços mais recentes.

O mantenedor do Linux staging Greg Kroah-Hartman colocou a remoção do WiMAX no staging-next para Linux 5.13. Ele escreveu no commit:

“O código wimax está morto sem nenhum usuário conhecido. Ele ficou em teste por 5 meses, sem ninguém disposto a assumir o código-base para manutenção e suporte, então vamos removê-lo totalmente por agora. Se alguém vier e quiser revive-o, uma simples reversão deste patch é um bom lugar para começar. “

Eliminar esse código sem manutenção ilumina o kernel do Linux em cerca de quinze mil linhas de código.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock