Suporte ao Wayland no ambiente Budgie está avançando

Segundo Joshua Strobl, o suporte ao Wayland no ambiente Budgie está avançando e pode chegar também à série Budgie 10.

Joshua Strobl, do ambiente de desktop Budgie e da distribuição Solus, disse em uma longa postagem no blog sobre o trabalho que será feito nos próximos meses para implementar o suporte Wayland para o desktop Budgie, mesmo para o atual Budgie 10 Series.

“Decidimos adotar uma abordagem proativa para tornar o suporte Wayland uma realidade dentro da série Budgie 10.”

No momento da escrita, o ambiente de desktop Budgie não suporta Wayland. No ano passado, Joshua nos provocou com um “desenvolvimento focado em Wayland” para a série Budgie 11, dizendo que “Budgie 11 será desenvolvido com Wayland em mente, sendo este o principal método de uso do Budgie 11”.

Suporte ao Wayland no ambiente Budgie está avançando

Suporte ao Wayland no ambiente Budgie está avançando
Suporte ao Wayland no ambiente Budgie está avançando

Mas Budgie 11 está longe de ser concluído e nenhuma data de lançamento está definida ainda. No entanto, com a série Budgie 10 sendo mantida ativamente, Joshua Strobl fala agora sobre a possibilidade de obter suporte para Wayland mais cedo do que você imagina.

Para atingir esse objetivo tremendo e também atender às necessidades imediatas do usuário, os desenvolvedores do Budgie farão um soft fork da janela Mutter do GNOME e do gerenciador composto da série GNOME 43 ainda suportada para suporte X11, com a menção de que será projetado para funcionar apenas no Budgie desktop e que será apenas uma medida temporária.

Além disso, eles planejam implementar um compositor Wayland substituto que é construído sobre o wlroots, uma biblioteca de compositor Wayland modular e independente de fornecedor, projetada para implementar uma ampla gama de recursos de compositor Wayland.

Este compositor Wayland baseado em wlroots para Budgie 10 será chamado de Magpie.

Quando o Magpie verá a luz do dia, o Budgie 10 não suportará mais o X11.

Joshua Strobl explica que:

“Embora o excelente compositor Wayland de Mutter possa ser visto como suficiente para o curto prazo da série Budgie 10, o Budgie 11 resultará em uma separação da pilha do GNOME e, portanto, para evitar esforços duplicados ou complicar ainda mais nosso soft fork existente, decidimos invista tempo imediatamente na criação de um compositor que aproveite o wlroots.”

Portanto, se você esperava usar Budgie em Wayland, uma atualização futura para a atual série Budgie 10 transformará esse sonho em realidade.

É claro que nem todas as coisas podem funcionar como esperado em Wayland e serão necessários vários lançamentos para chegar lá até que Budgie 11 veja a luz do dia como um lançamento exclusivo de Wayland.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.