Lançada uma atualização do Android 13 para o Fairphone 3 e 3+

Segundo a fabricante de smartphones Fairphone, foi lançada uma atualização do Android 13 para o Fairphone 3 e 3+.

A fabricante holandesa de smartphones Fairphone não lança novos produtos com muita frequência.

Em vez disso, a empresa se concentra na sustentabilidade de longo prazo, vendendo telefones modulares e reparáveis (e peças sobressalentes) e oferecendo suporte de software de longo prazo.

O último caso em questão? A empresa acaba de lançar uma atualização do Android 13 para o Fairphone 3, um smartphone que veio originalmente com o Android 9 quando foi lançado em 2019.

Lançada uma atualização do Android 13 para o Fairphone 3 e 3+

Lançada uma atualização do Android 13 para o Fairphone 3 e 3+
Lançada uma atualização do Android 13 para o Fairphone 3 e 3+

A Fairphone lançou o primeiro beta público do Android 13 para o Fairphone 3 em abril, mas agora a empresa diz que é estável o suficiente para remover o rótulo de beta e disponibilizá-lo para todos os usuários. A atualização também está disponível para o Fairphone 3+ lançado em 2020.

Quando a Fairphone lançou os smartphones pela primeira vez, a empresa prometeu continuar a apoiá-los por pelo menos cinco anos.

Mas agora a Fairphone diz que estendeu o suporte por mais dois anos, com o objetivo de continuar a fornecer atualizações de software e peças de reposição até 2026.

Isso significa que o Fairphone 3 seria um dos únicos telefones Android a receber sete anos de suporte. O único outro modelo em que consigo pensar para ser suportado por tanto tempo? O Fairphone 2.

Mas, embora a Fairphone tenha cumprido sua promessa de oferecer suporte a seus dispositivos por um longo tempo, isso não significa que as atualizações sempre sejam lançadas em tempo hábil.

O Android 13 está chegando apenas alguns meses antes do Google lançar o Android 14. E nunca houve um lançamento oficial do Android 12 para a série Fairphone 3. Até agora, a versão estável mais recente era baseada no Android 11.

Fairphone diz que é porque a Qualcomm não suporta mais oficialmente atualizações de software para dispositivos com o processador Snapdragon 632 encontrado no Fairphone 3.

Portanto, os desenvolvedores do Fairphone tiveram que fazer o trabalho de atualizar o sistema operacional por conta própria.

Além desse processador de gama média, o Fairphone 3 possui uma tela de 5,65 polegadas, 2160 x 1080 pixels, 4 GB de RAM. 64 GB de armazenamento, leitor de cartão microSD, bateria substituível pelo usuário de 3.000 mAh, entrada de áudio de 3,5 mm, porta USB-C, WiFi 5, Bluetooth 5.0, NFC e leitor de impressão digital na parte traseira.

O Fairphone 3 original possui uma câmera traseira de 12 MP e uma câmera frontal de 8 MP, enquanto o Fairphone 3+ possui câmeras traseiras de 48 MP e câmeras frontais de 16 MP, respectivamente.

Caso contrário, a maioria das especificações são praticamente as mesmas para ambos os modelos (embora o gabinete Fairphone 3+ tenha sido construído usando uma porcentagem maior de plástico reciclado).

Na maioria dos casos, os smartphones Fairphone só foram vendidos na Europa até recentemente. Mas o Fairphone 4 da empresa já está disponível para compra nos Estados Unidos… mais ou menos.

O recém-lançado Murena Fairphone 4 é uma versão do smartphone de 2021 da empresa que vem com uma versão “desgoogleada” do Android chamada /e/OS, em vez do próprio software Android da Fairphone.

O telefone tem um processador mais rápido, uma bateria maior e mais memória e armazenamento do que o Fairphone 3 e atualmente está disponível por US$ 630 ou mais.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.