Tails 4.15 lançado com Tor Browser 10.0.9, Thunderbird 78.6 e muito mais

E foi lançado o Tails 4.15 Tor Browser 10.0.9, Thunderbird 78.6 e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou hoje a disponibilidade geral do lançamento do Tails 4.15.

Novidades do Tails 4.15

Tails 4.15 lançado com Tor Browser 10.0.9, Thunderbird 78.6 e muito mais
Tails 4.15 lançado com Tor Browser 10.0.9, Thunderbird 78.6 e muito mais

Tails 4.15 é alimentado pelo kernel Linux 5.9.15 para suporte de hardware aprimorado e vem com aplicativos centrais atualizados, incluindo o navegador Tor 10.0.9 anônimo web navegador e cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 78.6, graças a sincronização com os repositórios de software estáveis ​​do Debian 10 Buster.

Para completar, o Tails 4.15 também melhora o suporte para carteiras de hardware Ledger no aplicativo de carteira Electrum Bitcoin, adiciona suporte de tethering USB para dispositivos executando iOS 14 da Apple ou posterior para compartilhar dados móveis e esclarece a mensagem de erro sobre o tamanho do USB flash drive mostrado ao iniciar o Tails.

Fora isso, a autoridade de certificação confiável usada para se conectar ao site do Tails foi atualizada, o Intel Sound Open Firmware (SOF) e os binários da topologia foram importados do Debian, o patch uBlock foi atualizado para corrigir o branch devel e o “Atualizando o sistema” de diálogo foi atualizado para aparecer mais rápido.

Esta versão também corrige inúmeras vulnerabilidades de segurança que afetam o Tails 4.14 e versões anteriores, por isso é altamente recomendado que você atualize suas instalações o mais rápido possível.

O suporte à máquina virtual também foi melhorado e o Tails agora mostra um botão “Não mostrar novamente” na notificação ao iniciar o Tails em uma VM.

Além disso, várias traduções de idiomas foram atualizadas.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 4.15

Se você já estiver usando o Tails, pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.

Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.