Tails 4.24 lançado com Tor Browser 11 e Tor Connection Wizard melhorado

E foi lançado o Tails 4.24 com Tor Browser 11 e Tor Connection Wizard melhorado, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário.

O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado.

Para conseguir isso, esse sistema incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Se você quiser ficar invisível online o tempo todo, você deve usar o Tails, que é usado até mesmo pelo denunciante da NSA, Edward Snowden.

Agora, a equipe de desenvolvimento do Tails anunciou a disponibilidade geral do lançamento do Tails 4.24.

Novidades do Tails 4.24

Tails 4.24 lançado com Tor Browser 11 e Tor Connection Wizard melhorado
Tails 4.24 lançado com Tor Browser 11 e Tor Connection Wizard melhorado

Após um atraso de dois dias, o Tails 4.24 está agora disponível para download e vem com o melhor e mais recente navegador anônimo Tor Browser 11.0, que é baseado na série Mozilla Firefox 91 ESR e traz vários novos recursos e melhorias.

Na verdade, o Tor Browser 11 nem foi lançado oficialmente, ainda está em desenvolvimento alfa no momento da escrita deste artigo, mas os desenvolvedores do Tails decidiram incluí-lo como o navegador padrão nesta nova versão de seu sistema.

Sim. Tails 4.24 também vem com um assistente de conexão Tor aprimorado que explica melhor como digitar uma ponte, melhora a explicação ao consertar o relógio, melhora a interface de seleção de fuso horário e remove a menção a redes locais ao abrir o navegador inseguro.

O Tails Installer também foi melhorado nesta versão, e agora apresenta uma caixa de diálogo de confirmação “mais assustadora” ao reinstalar um pendrive com armazenamento persistente, bem como o Tails Upgrader, que agora consome toda a energia da CPU ao obter o progresso do download em formação.

Outras mudanças dignas de nota incluem as atualizações de segurança mais recentes da série de sistemas operacionais Debian 11, as atualizações de pacotes mais recentes de Debian 10.11, kernel Linux 5.10.46 LTS, mudança para zstd para compressão SquashFS em desenvolvimento de imagens ISO/USB e várias correções de bugs.

O próximo lançamento é o Tails 4.25, atualmente agendado para 7 de dezembro de 2021.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 4.24

Os usuários existentes do Tails 4.19 a 4.23 serão automaticamente atualizados para a nova versão. Uma atualização manual é necessária para usuários do Tails 4.14 e versões anteriores.

Atualizações automáticas são atualmente suportadas. Então, se você estiver usando o Tails, você pode atualizá-lo agora mesmo executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal para receber as últimas atualizações do pacote.

Para novas implantações ou para usar o Tails live, a.k.a. diretamente de um pen drive USB sem instalar nada em seu computador, baixe a nova imagem ISO do site oficial, acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.