Tails 4.3 lançado com a carteira de criptomoeda da Trezor e mais

Tails 4.3 lançado com a carteira de criptomoeda da Trezor, atualizações de softwares e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um live DVD/USB baseado no Debian com o objetivo de fornecer anonimato completo da Internet para o usuário. O produto é fornecido com vários aplicativos da Internet, incluindo navegador da Web, cliente de IRC, cliente de email e mensagem instantânea, todos pré-configurados com a segurança em mente e com todo o tráfego anonimizado. Para conseguir isso, o Incognito usa a rede Tor para dificultar o rastreamento do tráfego da Internet.

Tails 4.3 lançado com a carteira de criptomoeda da Trezor e mais
Tails 4.3 lançado com a carteira de criptomoeda da Trezor e mais

Agora, esse sistema anônimo baseado no Debian foi atualizado para o Tails 4.3, um lançamento que adiciona novos recursos e atualiza vários componentes.

Novidades do Tails 4.3

Os novos recursos da versão Tails 4.3 incluem um utilitário de linha de comando que permite que os usuários gerenciem suas criptomoedas Trezor. O pacote trezor fornece a carteira de hardware para criptomoedas Trezor e é instalado por padrão na nova imagem ISO desse release.

Também está incluído um kernel atualizado, o kernel 5.4.13, que deve melhorar o suporte de hardware para dispositivos mais recentes, o cliente de email e notícias Mozilla Thunderbird 68.4.1, bem como o VirtualBox Guest Additions 6.1.2, que deve aprimorar o suporte à execução do Tails em uma VM do VirtualBox.

Como o Tails conta com as tecnologias Tor para fornecer aos usuários um ambiente ativo que mantém suas atividades on-line anônimas o tempo todo, o Tails 4.3 é lançado com o navegador anônimo Tor Browser 9.0.5 baseado no Mozilla Firefox 68.4.1 ESR, bem como implementação do cliente / servidor Tor 0.4.2.6 para ativar a comunicação anônima.

Entre as correções incluídas nesta versão, há uma correção para um problema na barra de progresso para impedir o fechamento acidental da janela durante um processo de atualização.

Obviamente, várias vulnerabilidades de segurança foram corrigidas em vários pacotes, incluindo o kernel Linux, Tor Browser, Mozilla Thunderbird, webkit2gtk, libidn2, libexif, tiff, python-apt e qtbase-opensource-src. Aliás, a infame vulnerabilidade sudo agora também está corrigida.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Tails 4.3

A imagem ISO do Tails 4.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

No entanto, se você tiver o Tails instalado no seu computador, receberá automaticamente atualizações, compatíveis com as versões 4.2 e 4.2.2.

O próximo lançamento será o Tails 4.4, programado para 10 de março, mas será apenas uma atualização de manutenção.

No final deste ano, o Tails deve receber suporte ao Secure Boot para melhor compatibilidade com o hardware mais recente. Esse recurso provavelmente chegará com o lançamento do Tails 4.9.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.