Tela ChLCD da Optronics é uma alternativa às telas coloridas da E Ink

Conheça a tela ChLCD da Optronics, uma alternativa às telas coloridas da E Ink, uma marca que quase se tornou sinônimo de ePaper no mundo.

A E Ink vem aumentando suas ofertas de cores nos últimos anos, mas a tecnologia de exibição ePaper da empresa não é a única opção no mercado.

A AU Optronics revelou recentemente um novo display colorido que tem alguns dos mesmos benefícios do ePaper, mas que usa tecnologia diferente que deve torná-lo mais barato e fácil de fabricar.

A empresa apresentou seu display ChLCD de 7,9 polegadas na feira Touch Taiwan na semana passada.

Tela ChLCD da Optronics é uma alternativa às telas coloridas da E Ink

Tela ChLCD da Optronics é uma alternativa às telas coloridas da E Ink
Tela ChLCD da Optronics é uma alternativa às telas coloridas da E Ink

O ChLCD (Colesteric Liquid Crystal Display) é biestável, o que significa que, como um display E Ink, ele não usa energia para exibir uma imagem estática. Isso significa que a tela consome energia toda vez que o conteúdo de uma tela é alterado ou atualizado, mas uma vez que uma imagem já está na tela, ela pode permanecer lá indefinidamente.

Isso tem a vantagem de reduzir o consumo geral de energia e permitir que a última imagem carregada seja visualizada mesmo na ausência de uma fonte de energia.

Além disso, como as telas E Ink, as telas ChLCD são refletivas e podem ser visualizadas usando apenas a iluminação ambiente, sem necessidade de luz de fundo (embora iluminação adicional possa ser necessária para visualizar a tela em ambientes escuros ou pouco iluminados.

Mas, ao contrário dos monitores Kaleido da E Ink, por exemplo, não há filtro de cores aplicado aqui, para que você não perca a resolução da tela ao visualizar o conteúdo colorido em vez de preto e branco.

E como muitos dos materiais usados ​​para fabricar uma tela ChLCD são semelhantes ao que você usaria para fazer outras telas LCD, o custo de produção em massa desse tipo de tela pode ser mais acessível.

A tecnologia ChLCD existe há mais de uma década, mas não foi amplamente adotada.

Mas a AU Optronics agora está melhorando que pode haver um aumento na demanda pelos monitores graças à crescente demanda por monitores visíveis à luz solar de baixo consumo devido ao crescimento de dispositivos IoT (Internet das Coisas).

Em uma recente teleconferência de resultados, os funcionários da AU Optronics sugeriram que os monitores poderiam ser apropriados para aplicações de “educação, transporte e tráfego”, entre outras coisas.

Se os veremos em leitores de e-books ou em outros dispositivos voltados para o consumidor, ainda não sabemos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.