Thunderbird 115 finalmente chegou ao Ubuntu LTS

Lançado em julho deste ano como a maior reformulação desse cliente de e-mail, o Thunderbird 115 finalmente chegou ao Ubuntu LTS.

Sim, o Thunderbird 115 “Supernova” finalmente chegou aos repositórios do Ubuntu, permitindo aos usuários atualizar do Thunderbird 102 para 115 sem a necessidade de PPAs, Flatpaks ou Snaps.

Thunderbird 115 finalmente chegou ao Ubuntu LTS

Thunderbird 115 finalmente chegou ao Ubuntu LTS
Thunderbird 115 finalmente chegou ao Ubuntu LTS

Os usuários do Ubuntu 20.04 e 22.04 LTS acabaram de receber um novo e-mail, atualizações do cliente para instalar.

A reformulação recentemente lançada deste estimado aplicativo de e-mail (além de calendário, lista de contatos e leitor de feed RSS também) apresenta um novo ícone elegante, vários aprimoramentos importantes na interface do usuário e um excesso de novos layouts e opções de interface do usuário, incluindo uma aparência moderna cardado procure a lista de mensagens.

Além dos recursos visuais, outras melhorias incluem novos modos de classificação de pastas, melhorias no catálogo de endereços, acomodações de acessibilidade, mais ações no menu de contexto, melhorias no OpenPGP, suporte ao OAuth2 e muito mais – veja as notas de lançamento oficiais para ver o skinny completo.

O Thunderbird 115 foi lançado em julho, mas embora o Ubuntu forneça o aplicativo em seu conjunto de software padrão, esta atualização não foi empacotada e lançada como uma atualização de software padrão até agora.

Por que? Tempo e teste, não é? Não basta apenas entregar o software, é preciso testá-lo antes disso.

Atualize para o Thunderbird 115

Se você usa Ubuntu 20.04 ou 22.04 LTS, você pode atualizar para Thunderbird 115 a partir do Thunderbird 102 a partir da ferramenta Software Updater ou apt, se preferir usar a linha de comando.

Não há aros exóticos para pular; você não precisa habilitar um repositório, adicionar um PPA ou mudar para um formato de pacote alternativo para obtê-lo.

Dito isso, se você habilitou um repositório, adicionou um PPA ou mudou para um formato de pacote alternativo para obtê-lo, você pode preferir ficar com essa versão – afinal, é tecnicamente a mesma coisa de qualquer maneira (e no caso de PPAs , você precisará desinstalar ou fazer downgrade dos pacotes).

Não tem o Thunderbird instalado no Ubuntu 20.04 ou 22.04? Você pode instalar a versão DEB do Ubuntu Software ou executar sudo apt install Thunderbird no aplicativo Terminal para obtê-la.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.