Segundo o Thunderbird Digest de março de 2024, o cliente de e-mail Thunderbird melhorou a compatibilidade com o Exchange.
À medida que a página do calendário chega a abril, a equipe de desenvolvimento do Thunderbird está entusiasmada em compartilhar as últimas atualizações e o progresso de março de 2024.
Eles têm trabalhado arduamente, fazendo avanços significativos em várias áreas importantes do desenvolvimento do cliente de e-mail.
Dito isso, o Thunderbird Digest de março de 2024 revela melhorias na descoberta automática do Exchange e na compatibilidade OAuth na atualização mais recente.
Thunderbird melhorou a compatibilidade com o Exchange
Integração com Exchange
Sim. A grande novidade é que o cliente de e-mail finalmente terá suporte nativo ao Microsoft Exchange. Esse recurso está entre os mais solicitados pelos usuários há muitos anos.
Diante disso, em março deste ano, a equipe comemorou a conclusão da descoberta automática inicial do Exchange e da compatibilidade do OAuth na configuração da conta.
Além disso, eles conseguiram a busca e renderização de todas as pastas, marcando um passo crucial para a integração total.
Embora algumas áreas ainda exijam refinamento, o objetivo é incluir esses recursos como uma preferência na próxima versão beta.
A equipe de desenvolvimento incentiva a comunidade a acompanhar o progresso de perto por meio do rastreador de bugs dedicado e a explorar a nova ferramenta de estrutura XML do Thunderbird para aqueles que precisam de recursos avançados de análise.
Gerenciamento de lista melhorado
Uma melhoria notável na experiência do usuário vem com a implementação inicial do recurso List Management. Este recurso, que visa simplificar as assinaturas em listas de e-mail, agora está disponível nas versões diária e beta do Thunderbird.
Com sua acessibilidade atual por meio de um menu de contexto no ID da lista, a equipe está explorando opções de UI/UX mais fáceis de usar para fazer com que esse recurso se integre perfeitamente ao ambiente Thunderbird sem se tornar intrusivo.
Suporte a ESM
O Thunderbird fez a transição para módulos JavaScript padrão (ESM) em uma revisão arquitetônica significativa.
Essa mudança pode passar despercebida pelos usuários, mas representa uma mudança monumental em direção a uma base de código mais padronizada e moderna para os desenvolvedores.
Esta transição permite que a equipe do Thunderbird aproveite os recursos JavaScript contemporâneos, agilizando o desenvolvimento e aprimorando os recursos da plataforma.
Melhorias contínuas
A equipe de desenvolvimento do Thunderbird está comprometida em aprimorar o cliente de e-mail por meio de mudanças incrementais. Entre os desenvolvimentos em foco para o próximo mês estão:
- Conclusão da IU de visualização de cartões
- Resolução do FindBar ausente em visualizações de múltiplas mensagens e de navegador
- Implementação de um novo paradigma de seleção visual
- Melhorias na usabilidade e acessibilidade da barra de Filtro Rápido
- Finalização da configuração do e-mail no novo Account Hub
- Numerosas melhorias de API e adições para complementos
- Suporte avançado para visualização de mensagens assinadas aninhadas e outras melhorias do OpenPGP
Para mais informações, confira o anúncio oficial. Você pode encontrar informações detalhadas aqui, se estiver curioso sobre o que o Thunderbird tem reservado para 2024.