Thunderbolt de última geração suportará velocidades de 80 Gbps

Segundo a própria Intel, o Thunderbolt de última geração suportará velocidades de 80 Gbps (baseado na especificação USB4 v2).

Sim. A Intel diz que a próxima geração da tecnologia Thunderbolt permitirá velocidades de transferência de dados bidirecionais de até 80 Gbps, duas vezes a velocidade do Thunderbolt 4.

Thunderbolt de última geração suportará velocidades de 80 Gbps

Thunderbolt de última geração suportará velocidades de 80 Gbps
O Thunderbolt de última geração suportará velocidades de até 80 Gbps. E para aplicativos de vídeo, o Thunderbolt suportará a especificação DisplayPort 2.1 e velocidades de dados unidirecionais tão altas como 120 Gbps.

Se isso soa familiar, é porque o USB Promotor Group introduziu recentemente a especificação USB4 v2 com recursos semelhantes.

Mas ainda pode haver pelo menos um bom motivo para aguardar a próxima geração do Thunderbolt.

A especificação USB4 v2 permite que os fabricantes de dispositivos ofereçam portas, cabos e outros dispositivos para oferecer suporte para DisplayPort 2.1, dados bidirecionais de 80 Gbps e saída de vídeo unidirecional de 120 Gbps.
Thunderbolt de última geração suportará velocidades de 80 Gbps
Mas não exige que os dispositivos tenham esses recursos para se qualificar.

Portanto, você pode esperar que alguns dispositivos USB4 de última geração atinjam velocidades mais lentas.
Thunderbolt de última geração suportará velocidades de 80 Gbps
Enquanto isso, a Intel diz que todos os dispositivos certificados para atender à especificação Thunderbolt de próxima geração suportarão todos esses recursos.

Então, basicamente, você terá duas opções se estiver comprando dispositivos e acessórios que aproveitem ao máximo tudo o que o USB4 v2 tem a oferecer: procure um logotipo do Thunderbolt ou olhe com muito cuidado o logotipo do USB (o Promotors Forum está incentivando o dispositivo fabricantes a adotarem novos logotipos que realmente incluam os dados e as taxas de cobrança).

A Intel diz que anunciará a marca de sua tecnologia Thunderbolt de última geração, bem como mais informações sobre seus recursos, em 2023.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.