Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42

Em sua mais recente compilação de desenvolvimento, finalmente o Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42, trazendo também muitas mudanças visíveis.

Aos poucos o Ubuntu 22.04 está chegando e estamos de olho nas novidades que chegarão com a próxima versão do sistema da Canonical.

E, agora, a compilação de desenvolvimento do Ubuntu 22.04 LTS finalmente mudou para o GNOME 42 (em Beta agora) em uma atualização recente com muitas mudanças visíveis!

Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42

Em primeiro lugar, o papel de parede padrão ‘warty-final-ubuntu.png’ foi revelado. Não é mais o antigo papel de parede do Ubuntu 21.10, mas o novo:

Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42
Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42

O tema padrão do Yaru foi atualizado. Menu do sistema, notificação e menus de contexto ficam ainda melhores com cantos mais arredondados e sem borda.

E, finalmente, alternar o modo claro e escuro na configuração ‘Aparência’ aplica as cores completas do sistema! Embora pareça ter um bug, que não funcionará depois de selecionar uma cor de destaque não padrão.

Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42
Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42

Como você vê na imagem acima, o Ubuntu 22.04 agora suporta a alteração da cor de destaque. Não apenas as cores de destaque e caixa de seleção, mas também os ícones do ‘Ubuntu Software’ e as pastas seguem as alterações!
Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42
Ubuntu 22.04 mudou para o GNOME 42

Além disso, o novo logotipo do Circle of Friends Ubuntu foi aplicado na versão de desenvolvimento.
novo logotipo
Graças ao GNOME 42, pressionar PrintScreen no teclado agora abre a nova interface de captura de tela. Ele pode fazer capturas de tela da área de seleção, janela do aplicativo, tela cheia e gravar área de trabalho ou área de seleção.
nova interface de captura de tela
Outras mudanças na atualização do Ubuntu 22.04 Dev:

  • Atenha-se ao Gedit e ao Gnome Terminal, enquanto o Gnome 42 mudou para o editor Gnome e o console Gnome.
  • Mantenha o aplicativo Gnome Screenshot, embora haja uma interface de captura de tela integrada.
  • Evitando o GTK4, embora Arquivos (também conhecido como nautilus) e Visualizador de imagens (também conhecido como Eye of Gnome) agora sejam GTK4.
  • E mais.

Por fim, esses são os atuais problemas conhecidos:

  • Alterar o papel de parede nas configurações de ‘Plano de fundo’ aplica-se apenas à cor atual do sistema (claro ou escuro).
  • Como mencionado, o uso de cores de destaque não padrão fará com que o menu do sistema, o menu de contexto dos ícones de aplicativos no dock fiquem sempre claros.
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.