Ubuntu Flatpak Remix, o Ubuntu que já vem com suporte a Flatpak pré-instalado

Conheça o Ubuntu Flatpak Remix, o Ubuntu que já vem com suporte a Flatpak pré-instalado, e descubra onde baixar a distro.

Pouco tempo depois do anúncio da Canonical de que os futuros lançamentos do Ubuntu não incluirão suporte Flatpak por padrão, alguém já criou um sabor não oficial do Ubuntu que vem com suporte para aplicativos Flatpak pré-instalados e funcionando imediatamente, chamado Ubuntu Flatpak Remix.

Ubuntu Flatpak Remix, o Ubuntu que já vem com suporte a Flatpak pré-instalado

Ubuntu Flatpak Remix, o Ubuntu que já vem com suporte a Flatpak pré-instalado
Ubuntu Flatpak Remix, o Ubuntu que já vem com suporte a Flatpak pré-instalado

Sim. Conheça o Ubuntu Flatpak Remix, um derivado não oficial do Ubuntu que não oferece suporte para aplicativos Snap e vem com suporte para aplicativos Flatpak prontos para uso.

Vários aplicativos importantes são pré-instalados no formato Flatpak, em vez de um aplicativo Snap, incluindo o navegador Mozilla Firefox, o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird e o pacote de escritório LibreOffice.

Além disso, uma versão recente da pilha de gráficos do Mesa, 22.3.5, também está instalada para os jogadores.

A melhor parte dessa abordagem é que esses aplicativos Flatpak pré-instalados estão em suas versões mais recentes, especialmente o pacote de escritório LibreOffice 7.5.

A versão upstream do Ubuntu 22.04.2 LTS não vem com a versão mais recente do LibreOffice, mas com uma versão antiga e sem suporte, chamada LibreOffice 7.3.

O suporte para o portal Flathub também está instalado, então você poderá instalar mais aplicativos com apenas alguns cliques.

O criador do Ubuntu Flatpak Remix, Jay LaCroix, disse que:

“O Flatpak Remix do Ubuntu apresenta a incrível área de trabalho GNOME, com a atenção da Canonical aos detalhes – inalterada em relação ao lançamento padrão. Enquanto a versão padrão do Ubuntu apresenta suporte para Snap Packages embutidos, com esta distribuição o foco está no Flatpak.”

O desenvolvedor do Ubuntu Flatpak Remix também observa o fato de que seu derivado não foi criado devido a algum tipo de rancor contra a Canonical ou o formato do pacote Snap, mas como uma solução para os fãs do Ubuntu que não gostam de Snaps e preferem Flatpaks.

Dito isso, se você não quiser ter todo o trabalho de remover o suporte Snap do Ubuntu e instalar o suporte Flatpak/Flathub, você pode baixar o Ubuntu Flatpak Remix agora mesmo no site oficial clicando no link mais abaixo.

No entanto, observe que esta é uma versão alfa que pode vir com bugs, portanto, não é recomendável usá-la para produção. Além disso, esperamos que as versões futuras sejam baseadas em versões mais recentes do Ubuntu, como o próximo Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Ubuntu Flatpak Remix

A imagem ISO do Ubuntu Flatpak Remix já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.