VirtualBox 7.0.4 lançado com suporte inicial para o kernel 6.1

E foi lançado o VirtualBox 7.0.4 com suporte inicial para o kernel 6.1, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.

Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.

Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 7.0.4.

Novidades do VirtualBox 7.0.4

VirtualBox 7.0.4 lançado com suporte inicial para o kernel 6.1
VirtualBox 7.0.4 lançado com suporte inicial para o kernel 6.1

O VirtualBox 7.0.4 vem apenas um mês após o VirtualBox 7.0.2, que adicionou suporte inicial para a próxima série de kernel Linux 6.1 e apresenta suporte inicial para as versões do kernel usadas no recém-lançado Red Hat Enterprise Linux 8.7, AlmaLinux 8.7, Red Hat Sistemas operacionais Enterprise Linux 9.2, CentOS Stream 9 e SUSE Linux Enterprise Server 15 SP4.

O Linux Guest Additions também foi atualizado para corrigir o comportamento de reconstrução dos módulos do kernel no desligamento do sistema e corrigir a indicação de progresso durante a instalação automática do Linux Guest Additions.

Além disso, a nova versão do VirtualBox adiciona melhorias gerais nos scripts de inicialização para hosts e convidados do Linux.

Entre outras mudanças dignas de nota, o VirtualBox 7.0.4 adiciona suporte de paginação aninhada para virtualização aninhada para hosts Intel, adiciona operações de arquivo mais informativas no gerenciador de arquivos Guest Control, adiciona uma opção às configurações globais (a página Exibir) para permitir que os usuários redimensionem o fonte da interface do usuário e adiciona um novo item de menu ao menu Dispositivos para atualizar opcionalmente as adições de convidados.

Esta versão também restaura o comportamento do dispositivo apontador de entrada em configurações de VM de vários monitores e corrige vários bugs, como uma regressão no novo assistente de VM que excluiu discos virtuais selecionados quando o assistente foi cancelado, um travamento ao desligar uma VM que usa o virtio SCSI controlador, erros de E/S com o controlador VirtioSCSI quando o cache de E/S do host foi ativado, bem como problemas de manipulação de caminho no controle de convidados.

Também foi corrigida uma regressão no comando createmedium disk --variant RawDisk que resultou em um arquivo .vmdk inválido, detecção do controlador virtio SCSI pelo firmware EFI, um bug no driver virtio-net incluído no FreeBSD 12.3 ou anterior que renderizava o dispositivo não funciona, alguns problemas que afetam os hosts macOS 10.15 (Catalina) e Windows e alguns outros bugs no gerenciador de arquivos do controle de convidados.

Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.

Como instalar ou atualizar o VirtualBox

Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.