WayVNC 0.8 lançado com modo desanexado, e muito mais

E foi lançado o WayVNC 0.8 com modo desanexado, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

WayVNC permite anexar a um compositor Wayland baseado em wlroots em execução e cria os dispositivos de entrada virtual necessários e expõe uma exibição por meio do protocolo RFB, incluindo suporte para onde o compositor Wayland está sendo executado sem cabeça.

Este é um servidor VNC para compositores Wayland baseados em wlroots (no_entry Gnome e KDE não são suportados). Ele se conecta a uma sessão Wayland em execução, cria dispositivos de entrada virtuais e expõe uma única exibição por meio do protocolo RFB.

A sessão Wayland pode ser headless, então também é possível executar o wayvnc sem um display físico conectado.

Agora, o WayVNC 0.8 foi lançado no sábado como uma atualização de recurso para este servidor VNC para compositores Wayland, aproveitando a biblioteca WLROOTS.

Novidades do WayVNC 0.8

WayVNC 0.8 lançado com modo desanexado, e muito mais
WayVNC 0.8 lançado com modo desanexado, e muito mais

Sim. O WayVNC 0.8 foi lançado recentemente como o servidor VNC para compositores Wayland baseados em wlroots, como o Sway.

WayVNC se conecta a dispositivos de entrada virtuais de compositores e criadores que usam wlroots e expõe a exibição por meio do protocolo RFB para a falta de Wayland ter qualquer suporte padronizado do tipo VNC para computação remota/em rede.

A versão WayVNC 0.8 adiciona suporte para assentos transitórios por meio do protocolo ext-transient-seat-v1. O protocolo ext-transient-seat-v1 ainda não foi implementado por nenhum lançamento de compositor importante, mas deve ter adoção avançando.

Com ext_transient_seat_v1 que levou três anos para ser criado, isso permite que clientes privilegiados criem assentos independentes que serão removidos do compositor quando o cliente destruir seu assento transitório.

Destina-se ao uso com protocolos de entrada virtuais, como teclado virtual e protocolos de ponteiro virtual.

O WayVNC 0.8 também adiciona suporte para redimensionamento automático de saídas headless no lado do servidor e um novo modo desanexado que permite ao WayVNC anexar/desconectar de um compositor em execução.

Por fim, a atualização do WayVNC também traz uma série de correções de bugs.

Para saber mais sobre essa versão do WayVNC, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o WayVNC

Para instalar a versão mais recente do WayVNC nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Arch Linux
pacman -S wayvnc

FreeBSD
pkg install wayvnc

Fedora
dnf install wayvnc

Debian (unstable/testing)
apt install wayvnc

openSUSE Tumbleweed
zypper install wayvnc

Void Linux
xbps-install wayvnc

Para obter mais suporte, junte-se ao canal de IRC #wayvnc no libera.chat ou faça suas perguntas no fórum de discussão do GitHub para o projeto.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.