Wine 6.11 lançado com suporte a temas em todos os aplicativos

O projeto Wine lançou o Wine 6.11 com suporte para temas em programas integrados e quase 300 alterações, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Agora, Wine 6.11 foi lançado há poucos dias como a versão de desenvolvimento mais recente da camada de compatibilidade do Windows.

Novidades do Wine 6.11

Wine 6.11 lançado com suporte a temas em todos os aplicativos
Wine 6.11 lançado com suporte a temas em todos os aplicativos

Como a cada duas semanas, após a versão mais recente para aqueles que desejam o software mais atualizado e estável, WineHQ relançou uma versão de teste de seu software para executar aplicativos Windows em outros sistemas operacionais.

Mais especificamente, algumas horas atrás eles lançaram o WINE 6.11, uma nova versão Staging que chegou sem mudanças notáveis ​​como a atualização de quinze dias atrás que introduziu uma nova parcela do motor Mono.

Se olharmos para a lista de novos recursos destacados pelo WineHQ, o WINE 6.11 não é a atualização mais emocionante desse software. O mais marcante é que ele suporta temas para os programas, mas o resto são mudanças que não são nem quentes nem frias.

Sim, deve estar um pouco quente quando olhamos um pouco mais para baixo, onde o projeto menciona 33 correções e um total de 290 alterações. Não são cerca de 400 que eu já vi, mas continuam melhorando, de modo que tudo o que temos que pensar sobre o Windows é que usamos o WINE.

Dito isso, confira os destaques do Wine 6.11:

  • Suporte para temas em todos os programas integrados.
  • Todas as funções matemáticas CRT restantes importadas de Musl.
  • O suporte a MP3 requer libmpg123 também no macOS.
  • Suporte para código 720 (árabe).
  • Várias correções de bugs.

A próxima versão do Staging será o WINE 6.12, e quase certamente chegará na próxima sexta-feira, 2 de julho. Não podemos saber que novidades ele trará debaixo do braço, mas virá com centenas de pequenas melhorias e correções como de costume.

Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Os usuários interessados ​​já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.

No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.

Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.