Wine 6.23 lançado com mais de 400 mudanças

O projeto Wine lançou o Wine 6.23 com mais de 400 mudanças, e melhorias no formato PE. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

As principais atualizações do WINE são lançadas cerca de uma vez por ano.

Enquanto isso, o projeto lança atualizações com muitas melhorias, mas há tantas mudanças que ele introduz que a estabilidade pode ser diminuída.

Agora, foi lançado o WINE 6.23.

Esta é uma nova versão de Staging, ou seja, a melhor para quem quer testar se incluiu um retoque que resolveu um bug que estavam experimentando em um programa do Windows, mas não é estável.

Novidades do Wine 6.23

Wine 6.23 lançado com mais de 400 mudanças
Wine 6.23 lançado com mais de 400 mudanças

Ao se aproximar do fim da estrada antes do lançamento do Wine 7.0 em janeiro de 2022, o Wine 6.23 não é tão empolgante. Mas continua muito do trabalho de baixo nível este ano na conversão de mais código para o formato PE (Portable Executable).

Ao longo deste ano, muitas bibliotecas e outros componentes do Wine migraram para o formato PE com algumas conversões adicionais agora em vigor para o Wine 6.23.

O que WineHQ destacou como digno de nota no WINE 6.23 é que o gerenciador de montagem e o driver CoreAudio foram convertidos para PE, foi adicionado suporte para tratamento de exceções no modo Wow64, suporte opcional para usar bibliotecas PE da distribuição e que eles fizeram várias melhorias à interface de usuário do WineDbg, além do ponto em que menciona que várias correções de bugs foram adicionadas.

Existem 48 correções de bug conhecidas no Wine 6.23 que afetam o Rockstar Game Launcher, GIMP, GTA 1997, Windows PowerShell Core 6.2 e uma variedade de outros softwares.

Resumino, 48 bugs foram corrigidos no WINE 6.23, mas um total de 408 alterações foram feitas.

Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.

Contando a partir do dia 3/12, em uma semana o Wine 7.0-rc1 está planejado e marcará o congelamento do código. A partir daí, haverá candidatos a lançamentos semanais do Wine 7.0 até que o lançamento estável do Wine 7.0.0 esteja pronto em algum momento, provavelmente em janeiro.

Como instalar ou atualizar

Os usuários interessados ​​já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.

No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.

Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.