Wine 6.9 lançado com muitas correções de bugs para apps do Windows

O projeto Wine lançou o Wine 6.9 com muitas correções de bugs para apps do Windows. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Agora, fiel ao seu compromisso a cada duas semanas, desde que não estejam perto do lançamento da versão estável, e quinze dias após a versão de desenvolvimento anterior, o WineHQ lançou o WINE 6.9.

Novidades do Wine 6.9

Wine 6.9 lançado com muitas correções de bugs para apps do Windows
Wine 6.9 lançado com muitas correções de bugs para apps do Windows

Wine, implementação gratuita e de código aberto para executar aplicativos do Windows no Linux, lançou a versão 6.9 na noite passada.

Wine 6.9 é a nova versão de desenvolvimento que apresenta:

  • Biblioteca WPCAP convertida em PE.
  • Suporte para formulários de papel no spooler de impressão.
  • Mais funções matemáticas de Musl no tempo de execução C.

Existem também muitas correções de bugs para aplicativos do Windows, incluindo TroopMaster, Visual C++ 2010, Overwatch, The Sims 2 e muito mais.

Para saber mais sobre oWine 6.9, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wine

Os usuários interessados ​​já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.

No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.

Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.