Wine 7.4 lançado com Vkd3d e padrões para o tema Light

O projeto Wine lançou o Wine 7.4 com Vkd3d e padrões para o tema Light, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Wine (Wine Is Not an Emulator, ou Wine não é um emulador) é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

Sendo um pouco mais técnico, o Wine é uma camada de compatibilidade que traduz as chamadas do sistema Windows para o Linux e usa algumas bibliotecas do Windows, na forma de arquivos .dll.

Por conta disso, esse programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão de desenvolvimento do Wine 7.4, que desde o lançamento da versão 7.3, 14 relatórios de bugs foram fechados e 505 alterações foram feitas.

Novidades do Wine 7.4

Wine 7.4 lançado com Vkd3d e padrões para o tema Light
Wine 7.4 lançado com Vkd3d e padrões para o tema Light

Esta nova versão do Wine 7.4 destaca que a biblioteca vkd3d 1.3 com a implementação Direct3D 12 já está integrada ao backbone e funciona traduzindo chamadas para a API de gráficos Vulkan.

No Wine 7.4 as bibliotecas WineD3D, D3D12 e DXGI também foram alteradas para usar o formato de arquivo executável PE (Portable Executable) em vez de ELF.

Outra mudança que se destaca nesta nova versão do Wine 7.4 é que o suporte para o formato WAV49 foi adicionado à biblioteca gsm e que a DLL crypt32 também adiciona suporte inicial para codificação e decodificação de solicitações OCSP (Certificate Status Protocol). online) digitalmente assinado.

Também podemos descobrir que isso garantiu que os efeitos de vibração funcionem corretamente nos jogos ao usar os controladores DualSense.

Por outro lado, também foi mencionado que os problemas com o carregamento de DLLs com suporte para conjuntos de API do Windows no Arch Linux foram corrigidos no Wine 7.4.

Das outras mudanças que se destacam no Wine 7.4:

  • O tema padrão é ‘Light’.
  • Adicionados stubs para recursos de reconhecimento de fala (API SpeechRecognizer).
  • Suporte contínuo para o tipo ‘longo’ no código (cerca de 200 alterações).
  • Adicionadas definições de OCSP.
  • Adicionado efeito D2D1Shadow.
  • suporta o envio de fragmentos de buffer de soquete da web.
  • suporta o recebimento de fragmentos de buffer de soquete da web.
  • Adicionado suporte para codificação de solicitações OCSP.
  • Relatórios de bugs fechados relacionados a jogos: League of Legends, Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy, The Godfather, MahjongSoul.
  • Adicionar definição de interface Windows.Gaming.Input.IGameControllerInputSink.
  • Relatórios de bugs fechados relacionados à operação de aplicativos: 3Dmark03, 3Dmark05, 3Dmark06.

Para saber mais sobre essa versão do WINE, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wine

O Wine 7.4 está disponível para download agora no site oficial, se você quiser compilá-lo. Caso contrário, você deve esperar até que ele chegue aos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição GNU/Linux favorita para atualizar.

ou

Os usuários interessados ​​já podem instalar o WINE a partir do código-fonte, disponível neste e neste outro endereço, ou nos binários que podem ser baixados aqui.

No link onde podemos baixar os binários, também há informações para adicionar o repositório oficial do projeto para receber esta e outras atualizações futuras assim que estiverem prontas para sistemas como Ubuntu/Debian ou Fedora, mas também para Android e macOS.

Para instalar a versão de desenvolvimento do Wine (instável), use esse tutorial:
Experimente os novos recursos do Wine mais rápido com Wine Staging no Ubuntu, Debian, Mint e Fedora

Para instalar o Wine estável, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine

Para instalar a versão mais recente do Wine nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Wine no Linux
Como instalar o Wine no Fedora, CentOS, RHEL e derivadosComo instalar a versão mais recente do Wine no Ubuntu, Debian e derivados
Veja como instalar o Wine no Ubuntu 18.04 LTS ou superior e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.