Xen 4.18 lançado com melhorias no suporte a chisp Intel e AMD

E foi lançado o Xen 4.18 com melhorias no suporte a chisp Intel e AMD, e mais. Confira as novidades e veja como instalar esse software.

O Xen é um software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC. Esse software permite a execução de vários sistemas operacionais, simultaneamente, sobre um mesmo hardware.

Nele, versões modificadas de Linux e NetBSD podem ser usadas como base e vários sistemas Unix modificados podem ser executados.

Xen também é um monitor de máquina virtual de código aberto desenvolvido pela Universidade de Cambridge. O objetivo do design é ser capaz de executar instâncias totalmente funcionais de sistemas operacionais de uma forma totalmente funcional em um único computador.

O Xen oferece isolamento seguro, controle de recursos, garantias de QoS e migração dinâmica de máquinas virtuais. Os sistemas operacionais podem ser explicitamente modificados para executar o Xen (enquanto mantém a compatibilidade com os aplicativos do usuário).

Agora, o Xen 4.18 está sendo lançado como a versão principal mais recente deste hipervisor de código aberto.

Novidades do Xen 4.18

O Xen 4.18 em todos os sistemas Intel MSR_ARCH_CAPS agora está visível para convidados para obter informações sobre correções de hardware e mitigações de execução especulativa.

Também há suporte para uma série de novos recursos encontrados nos processadores escaláveis Intel Xeon de 4ª geração “Sapphire Rapids”, como PKS, VM-Notify e detecção de bloqueio de barramento.

Olhando para os processadores Intel Granite Rapids, o AVX512-FP16 agora é compatível com este hipervisor. Também foi adicionado um driver Intel Hardware P-States (HWP) CPUFreq.

No lado da AMD, há suporte para falhas de CPUID_USER_DIS CPUID para processadores da série EPYC 8004/9004 de 4ª geração.

Esse recurso de falha de CPUID com as CPUs AMD EPYC mais recentes é usado para controlar a visualização dos dados de CPUID de um convidado PV.

O Xen 4.18 também adiciona suporte ao Arm Scalable Vector Extension (SVE) como uma prévia da tecnologia, várias correções de segurança estão em vigor e no PowerPC há suporte inicial para a arquitetura PPC64LE.

Por fim, se quiser saber mais sobre o assunto, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Xen 4.18

O Xen está disponível na maioria das distribuições Linux e pode ser instalado simplesmente usando o gerenciador de pacotes destas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.