Bug da UI 6.0 pode causar burn-in na tela de dispositivos Galaxy

Segundo os relatos de alguns usuários, um Bug da UI 6.0 pode causar burn-in na tela de dispositivos Galaxy.

A Samsung está atualizando seus telefones e tablets para Android 14 – já atualizou mais de uma dúzia de modelos. A grande atualização, que inclui One UI 6.0, passou por uma fase beta de meses e é bastante estável, sem grandes bugs.

No entanto, não parece estar completamente isento de problemas. Alguns usuários notaram que o recurso de mudança de pixel não está funcionando corretamente no One UI 6.0, deixando os telefones vulneráveis à queima/marcação de tela, o famoso burn-in.

Bug da UI 6.0 pode causar burn-in na tela de dispositivos Galaxy

Bug da UI 6.0 pode causar burn-in na tela de dispositivos Galaxy
Bug da UI 6.0 pode causar burn-in na tela de dispositivos Galaxy

Os monitores OLED usam tecnologia de deslocamento de pixel para evitar problemas de queima de tela. Ele move periodicamente a imagem na tela alguns pixels para evitar a retenção de imagem em um pixel, impedindo efetivamente que a imagem danifique o pixel.

O recurso é perceptível principalmente em grandes telas OLED, como TVs e monitores, mas também existe em smartphones Samsung. Você pode verificar facilmente se o seu dispositivo Galaxy possui proteção contra burn-in seguindo as etapas abaixo.

Primeiramente, faça uma captura de tela com a barra de status visível.

Agora ative a rotação automática e gire a tela entre as orientações retrato e paisagem várias vezes em rápida sucessão. Isso garante que os elementos da IU movam uma quantidade significativa de pixels.

Agora vá para a Galeria Samsung e abra a captura de tela que você tirou anteriormente. Se a mudança de pixel estiver funcionando, você deverá notar que os elementos da barra de status se moveram um pouco.

No entanto, um usuário do Galaxy S23 Ultra percebeu que isso não está acontecendo após a atualização do One UI 6.0.

Eles dizem que os elementos da barra de status se sobrepõem perfeitamente aos elementos da captura de tela, apesar de mudar repetidamente a orientação da tela em rápida sucessão.

Isso sugere que os elementos da IU são estáticos e não se movem para proteger os pixels contra problemas de burn-in. Este não é o caso do Galaxy Note 20 Ultra executando One UI 5.1 (não elegível para Android 14).

O referido usuário já relatou o problema à Samsung e pediu que outros fizessem o mesmo. O tópico do Reddit onde postaram as capturas de tela tem mais alguns usuários do Galaxy confirmando o problema.

Curiosamente, a mudança de pixel parece estar funcionando bem para a barra de navegação, já que os ícones dos botões se moveram um pouco. Apenas os ícones da barra de status não se movem.

Pode ser um bug no One UI 6.0. Esperançosamente, a Samsung está ciente disso e trabalhando em uma solução. Avisaremos quando tivermos mais informações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.