Xfce 4.16 deverá sair no próximo ano, mas sem GTK4 ou Wayland

O desenvolvedor do Xfce, Simon Steinbeiß, informou que o Xfce 4.16 deverá sair no próximo ano, mas sem GTK4 ou Wayland. Confira o que ele falou.

O XFCE é um ambiente de trabalho gráfico livre, que é executado sobre o sistema de janelas X em sistemas Unix, seus derivados e Linux.

Xfce 4.16 deverá sair no próximo ano, mas sem GTK4 ou Wayland
Xfce 4.16 deverá sair no próximo ano, mas sem GTK4 ou Wayland

O principal objetivo do Xfce é ser rápido e leve, enquanto ainda é visualmente atraente e fácil de usar e incorpora a filosofia UNIX tradicional de modularidade e reutilização.

Com o Xfce 4.14 tendo finalmente sido lançado na semana passada após um ciclo de desenvolvimento de quatro anos, o proeminente desenvolvedor do Xfce, Simon Steinbeiß, começou a falar sobre o agora iniciado ciclo de desenvolvimento do Xfce 4.16.

Simon reconhece a necessidade de melhorar seu modelo de lançamento e voltar aos trilhos para ciclos de lançamento de seis meses.

Mas para o lançamento do Xfce 4.16, ele prevê que seja cerca de um ano ou mais para a próxima versão estável.

Xfce 4.16 deverá sair no próximo ano, mas sem GTK4 ou Wayland

Steinbeiß parece bem certo para o Xfce 4.16, eles não querem embarcar em nenhuma grande mudança técnica, como adicionar suporte a GTK4 ou alcançar suporte a Wayland.

Falaram sobre as idéias neste momento para o Xfce 4.16 incluem manutenção do código e melhorá-lo para si e futuros colaboradores.

Além do próprio código, eles estão procurando seguir o GNOME/FreeDesktop.org para usar um fluxo de trabalho orientado pelo Gitlab.

E ele complementou:

“De qualquer forma, aproveite o Xfce 4.14 e junte-se a nós para fazer do 4.16 um ótimo (e curto) ciclo!”

Para mais detalhes confira a artigo publicado no blog.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.