Xulu XR1, um PC do tamanho da palma da mão com Ryzen 7 5800U

Conheça o Xulu XR1, um PC do tamanho da palma da mão com Ryzen 7 5800U. Confira os detalhes e especificações desse pequeno computador.

Nos últimos anos, vimos um número crescente de pequenos PCs chegarem às ruas, pequenos o suficiente para caber na palma da mão, mas poderosos o suficiente para funcionar como centros de mídia, sistemas de jogos leves ou computadores de uso geral (se você não precisa de muito de um PC).

Mas o Xulu XR1 é o mais poderoso e versátil até hoje.

Xulu XR1, um PC do tamanho da palma da mão com Ryzen 7 5800U

Xulu XR1, um PC do tamanho da palma da mão com Ryzen 7 5800U
Xulu XR1, um PC do tamanho da palma da mão com Ryzen 7 5800U

O Xulu XR1 não é apenas poderoso, também é um pouco maior do que alguns dos outros modelos que vimos, medindo 3,8″x 3,5″ x 2,5″.

Mas o tamanho extra é facilmente perdoado quando você percebe que este sistema não apenas vem com um processador AMD Ryzen 7 5800U e pelo menos 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, mas tanto a memória quanto o armazenamento podem ser atualizados pelo usuário.

Há também uma pequena tela OLED na frente de alguns modelos que pode mostrar informações do sistema.

O Xulu XR1 está em pré-venda por US$ 299 ou mais por meio de uma campanha de crowdfunding do Kickstarter e, embora sempre haja algum risco envolvido no crowdfunding, o pequeno computador parece ser real: vários sites, incluindo Android Central e ZDNet, já postaram informações reais – revisões mundiais de hardware de trabalho.

Sob o capô, o pequeno computador possui dois slots SODIMM com suporte para até 64 GB de memória DDR4 total e um slot M.2 com suporte para até 2 TB de armazenamento.

Portanto, enquanto a empresa recebe pedidos de modelos com até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento, você pode fazer suas próprias atualizações se precisar de mais do que isso.

O chip Ryzen 7 5800U do computador é um processador de 15 watts com 8 núcleos de CPU Zen 3, 16 threads, suporte para velocidades de CPU de até 4,4 GHz e gráficos integrados Radeon Vega 8.

Lançado pela primeira vez em 2021, ainda é um processador bastante decente para laptop, o que o torna muito adequado para um computador compacto como o Xulu XR1.

O Ryzen 7 5800U também é mais poderoso do que os chips de baixo consumo usados para muitos dos outros mini PCs menores que 4 polegadas que vimos nos últimos anos.

Outros recursos incluem suporte para WiFi 6E e Bluetooth 5.2, dois microfones integrados e um conjunto de portas que inclui:

  • 2 x HDMI 2.1
  • 1 x USB Type-C (com DisplayPort Alt Mode)
  • 3 x USB 3.0 tipo A
  • 3 x USB 2.0 tipo A
  • 1 x Gigabit Ethernet
  • 1 x áudio de 3,5 mm
  • 1 x entrada de alimentação de 12V CC

O sistema deve suportar até três monitores se você usar as portas HDMI e a porta USB-C. E embora a GPU integrada não seja exatamente projetada para jogos, ela deve ser capaz de lidar com a reprodução de vídeo em todas as três telas.

O pequeno display OLED na frente do dispositivo mostra informações sobre coisas como a velocidade em que o ventilador interno está girando e a temperatura da CPU, ajudando você a ficar de olho nas métricas de desempenho do pequeno computador.

Essa tela está incluída nas configurações Xulu XR1 Max e Pro de ponta, mas não no modelo Lite básico.

De acordo com a página de crowdfunding, o Xulu XR1 deve começar a ser enviado aos patrocinadores em agosto de 2023. A campanha já ultrapassou sua modesta meta de arrecadar US$ 7.657.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.