XWayland 21.1.3 lançado com suporte a API GBM do driver NVIDIA 495

E foi lançado o XWayland 21.1.3 com suporte a API GBM do driver NVIDIA 495. Confira as novidades desse importante lançamento.

Sem ninguém disposto a se preparar e gerenciar o lançamento do X.Org Server 1.21 e vê-lo passar pela manutenção, os engenheiros da Red Hat que frequentemente gerenciavam esses lançamentos do servidor xorg estão agora avançando com lançamentos autônomos do XWayland com o código retirado de fazer um versão completa do servidor X.Org e, em vez disso, isolado para os bits XWayland para lidar com clientes X11 sob o Wayland.

Agora, o XWayland 21.1.3 foi lançado com correções e suporte a API GBM do driver 495 da NVIDIA.

Novidades do XWayland 21.1.3

XWayland 21.1.3 lançado com suporte a API GBM do driver NVIDIA 495
XWayland 21.1.3 lançado com suporte a API GBM do driver NVIDIA 495

Embora seja apenas um lançamento pontual, o XWayland 21.1.3 lançado é empolgante porque adiciona suporte para o uso do novo driver proprietário da NVIDIA que oferece suporte à API GBM para aprimorar seu suporte ao Wayland.

Sim. O principal recurso do XWayland 21.1.3 é o suporte ao back-end NVIDIA GBM.

O código agora oferece suporte à configuração da biblioteca GLVND com base no nome do back-end. Também existe uma correção da NVIDIA para usar EGL_LINUX_DMA_BUF_EXT para criar o objeto de buffer GBM EGLImages.

Além do suporte NVIDIA GBM, o resto do XWayland 21.1.3 é a correção básica de bugs.

No início de outubro, a NVIDIA lançou o driver 495 Linux beta que introduziu o aguardado suporte da API Generic Buffer Manager para melhorar o suporte e a compatibilidade do Wayland com os compositores que não suportam EGLStreams como a abordagem preferida há muito tempo da NVIDIA.

No final de outubro eles lançaram o driver NVIDIA 495.44 Linux agora como estável e com suporte para GBM. Portanto, este driver mais recente emparelhado com o lançamento do XWayland 21.1.3 de hoje é uma boa notícia para os gamers de Linux.

O breve anúncio de lançamento do XWayland 21.1.2 pode ser lido na lista de discussão do X.Org. Essas versões autônomas do XWayland continuam derivadas da árvore de origem do X.Org Server.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.