XWayland 23.2 RC1 lançado com controle de screen tearing

E foi lançado o XWayland 23.2 RC1 com controle de screen tearing, e mais. Confira as novidades desse importante lançamento.

Sem ninguém disposto a se preparar e gerenciar o lançamento do X.Org Server 1.21 e vê-lo passar pela manutenção, os engenheiros da Red Hat que frequentemente gerenciavam esses lançamentos do servidor xorg estão agora avançando com lançamentos autônomos do XWayland com o código retirado de fazer um versão completa do servidor X.Org e, em vez disso, isolado para os bits XWayland para lidar com clientes X11 sob o Wayland.

Wayland é um sistema de janelas completo em si mesmo, mas mesmo assim, se estivermos migrando do X, faz sentido ter uma boa história de compatibilidade com versões anteriores.

Com algumas mudanças, o servidor Xorg pode ser modificado para usar dispositivos de entrada wayland para inserir e encaminhar a janela raiz ou janelas individuais de nível superior como superfícies wayland.

O servidor ainda executa o mesmo driver 2D com o mesmo código de aceleração de quando é executado nativamente. A principal diferença é que o wayland lida com a apresentação das janelas em vez do KMS.

Agora, o XWayland 23.2 RC1 foi lançado.

Novidades do XWayland 23.2 RC1

XWayland 23.2 RC1 lançado com controle de screen tearing
XWayland 23.2 RC1 lançado com controle de screen tearing

Sim. Foi lançado o candidato a lançamento para o XWayland 23.2 como a próxima atualização para este código que permite que os clientes X11 funcionem nos ambientes Wayland.

Os principais novos recursos do XWayland 23.2 são suporte opcional para entrada emulada por meio da biblioteca libei, suporte para o protocolo de controle de rasgo e o modo rootful do XWayland agora é redimensionável com libdecor.

O protocolo wp-tearing-control-v1 é, de fato, opcionalmente, permitir que o screen tearing aconteça com a virada de página assíncrona no caso de desejar menor latência ou máximo desempenho de jogo sem levar em consideração a renderização perfeita.

O XWayland 23.2-rc1 também oferece suporte à plataforma DRM para BSD, eliminando muitos componentes DDX irrelevantes/antigos, corrigindo a compilação sem GBM e muitas outras correções.

O breve anúncio de lançamento do XWayland 23.2 RC1 pode ser lido na lista de discussão do X.Org.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.