antiX 19.4 lançado com o IceWM mais recente e mais

E foi lançado o antiX 19.4 com o IceWM mais recente e mais, e outras melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O antiX é uma distribuição Linux de live CD, leve e fácil de instalar, baseada no ramo “Estável” do Debian para sistemas compatíveis com x86. O antiX oferece aos usuários o “antiX Magic” em um ambiente adequado para computadores antigos.

O objetivo do antiX é fornecer um sistema operacional gratuito, leve, mas totalmente funcional e flexível para iniciantes e usuários experientes do Linux.

Ele deve ser executado na maioria dos computadores, variando entre sistemas PIII de 256 MB com troca pré-configurada e as poderosas caixas mais recentes. Recomenda-se um mínimo de 256 MB de RAM para o antiX.

O instalador precisa de um tamanho mínimo de disco rígido de 2,7 GB. O antiX também pode ser usado como um CD de recuperação de inicialização rápida ou executar “live” em um pendrive, com ou sem armazenamento persistente de arquivos.

Enfim, o antiX é um sistema operacional leve, sem systemd e baseado em Debian para sistemas compatíveis com Intel-AMD x86.

Agora, a equipe de desenvolvedores da distribuição do antiX Linux lançou uma nova versão, antiX 19.4 “Grup Yorum”. É a quarta iteração da atual série antiX-19.

Novidades do antiX 19.4

antiX 19.4 lançado com o IceWM mais recente e mais
antiX 19.4 lançado com o IceWM mais recente e mais

Chamado de “Grup Yorum” e baseado na série de sistema operacional Debian 10 Buster, o antiX 19.4 chega cerca de sete meses após o lançamento do antiX 19.3 e apresenta mais opções de instalador para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações, como frugal instale o suporte para partições criptografadas.

Além disso, o novo lançamento do antiX adiciona o pacote de Internet SeaMonkey gratuito e de código aberto por padrão nas edições Full e Base, bem como a ferramenta ytfzf baseada em terminal para abrir e baixar vídeos do YouTube como um substituto imediato para o tubo mps .

O antiX 19.4 também vem com o gerenciador de janelas IceWM mais recente, a versão 2.3.4, que traz muitas melhorias, o navegador Mozilla Firefox 78.10.0 ESR, o pacote de escritório LibreOffice 7.0.4, o kernel Linux 4.9.0-264 e a segurança mais recente atualizações dos repositórios do Debian 10 Buster e o firmware mais recente do Debian Sid (instável) para suportar mais hardware.

Entre outras melhorias, os desenvolvedores antiX ajustaram a edição Base em uma mídia de CD e também substituíram a versão GUI do utilitário iso-snapshot por sua versão CLI (iso-snashot-cli), removeu o Package Installer, removeu o SMTube YouTube navegador e removeu os aplicativos de convidado virtualbox. A localização foi atualizada e aprimorada também nesta versão.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o antiX 19.4

O antiX 19.4 está disponível para download em várias edições para diferentes necessidades, incluindo Full, Base, Core e Net. Todas as edições também estão disponíveis com o init do sistema runit por padrão em vez do SysVinit.

A imagem ISO do antiX 19.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Claro, os usuários existentes precisam apenas atualizar suas instalações executando o comando sudo apt-get update && sudo apt-get full-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.